Windows 10: 5 comandos que deverá decorar agora
O Windows 10 é um sistema operativo repleto de funcionalidades. Algumas delas são bastante acessíveis, mas há outras que estão mais escondidas e nada melhor que ter na cabeça alguns comandos que funcionam como atalhos para essas funcionalidades.
Veja se conhece os cinco comandos que hoje damos a conhecer.
A maioria dos utilizadores do Windows acedem às funcionalidades do mesmo usando o rato. No entanto, o Windows “esconde” muitos atalhos que permitem realizar determinadas ações assim como aceder a funcionalidades. Se é utilizador do Windows, veja se conhece os 5 comandos/atalhos que apresentamos a seguir. Para executar os comandos basta carregar em Win + R e depois introduzir o comando.
1) services.msc
Com este comando os utilizadores podem facilmente aceder aos serviços do sistema. É possível ver quais os serviços que estão em execução, podemos parar serviços ou até mesmo desativar serviços do arranque e assim garantir que o sistema tenha um arranque mais rápido.O arranque dos serviços pode ser definido para manual ou automático, ou simplesmente desligar o serviço em questão.
2) msinfo32
Com o msinfo32 é possível obter informações detalhadas do nosso sistema no que diz respeito a hardware. É ainda possível ver variáveis de ambiente, ligações remotas, tarefas em execução, aceder ao relatório de erros do Windows, etc.Pode utilizar os parâmetros de linha de comandos de MSINFO32 para efectuar todas as tarefas seguintes:
Utilizar as Informações de Sistema a partir de um ficheiro batch
Criar ficheiros .nfo ou .txt com informações sobre categorias especificadas.
Abrir as Informações de Sistema e apresentar apenas categorias específicas.
Guardar um ficheiro silenciosamente (sem abrir as Informações de Sistema).
Iniciar as Informações de Sistema ligado a um computador remoto.
Criar um atalho que abre as Informações de Sistema com uma configuração frequentemente utilizada.3) compmgmt.msc
O Gestor de computadores disponibiliza um conjunto de ferramenta para gestão do próprio sistema. É nesta interface que podemos aceder facilmente aos logs do Windows, ver pastas partilhadas, gerir utilizadores e grupos assim como ver o desempenho do sistema. Ao nível do Armazenamento podemos fazer a gestão dos nossos discos e respetivas partições.A partir desta interface podemos ainda gerir serviços e aplicações, como por exemplo o IIS (servidor Web). É também possível aceder aos serviços do sistema.
4) perfmon.msc
Para quem pretender saber a performance do sistema basta que use o comando perfmon.msc. Como podem ver pela imagem seguinte, o Monitor de Desempenho apresenta graficamente a informação ao nível do desempenho, permitindo assim que o utilizador faça uma avaliação imediata do seu sistema.Nesta ferramenta é ainda possível aceder a relatórios de desempenho assim como dados provenientes de recoletores de dados.
5) powercfg.cpl
Ficar sem bateria no portátil e não ter uma tomada de energia por perto é uma situação frustrante. A pensar nos utilizadores, a Microsoft criou várias funcionalidades associadas à bateria que podem ajudar a conseguir uma melhor autonomia das mesmas.Para aceder rapidamente às Opções de Energia basta que use o comando powercfg.cpl. Controlo dos consumos por aplicação, criação de planos de energia, poupança de energia e suspensão são algumas das funcionalidades que podem encontrar nesta interface.