As fraudes online estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas. É crucial que conheça os diferentes tipos de fraudes para poder se proteger adequadamente.
Hoje deixo-vos as dicas de segurança da CGD:
"Existem outras formas de fraude para além da mais comum, o Phishing: Uma técnica de engenharia social onde são enviados e-mails ou mensagens que parecem ser de instituições confiáveis para induzir as pessoas a fornecerem informações pessoais.
É usualmente feito via email e tem como objetivo o roubo de informação pessoal e sensível como dados de cartões de crédito e palavras-passe ou conseguir instalar malware, um software malicioso, no computador da vítima.
Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:
Vishing: Uma forma de phishing que utiliza chamadas telefónicas para enganar as vítimas e obter informações confidenciais.
Smishing: Similar ao phishing, mas utiliza mensagens SMS para enganar as vítimas a clicarem em links maliciosos ou fornecerem informações pessoais.
Proteja-se:
A CGD não envia sms com link que direcionem o cliente para o serviço Caixadirecta
Não aceda à CGD através de links em mensagens de email e/ou SMS
Digite sempre o endereço https://www.cgd.pt no seu browser, e confirme o certificado digital da CGD. Proteja-se online e reserve as suas credenciais e os seus dados pessoais."