Alerta: Campanha fraudulenta em nome do Millennium BCP
As campanhas fraudulentas continuam a aparecer diariamente e hoje falamos de uma que utiliza o Millennium bcp.
Aqui fica o comunicado do Millennium bcp:
Alertamos para SMS que se identificam o nome do Millennium bcp, com a
indicação que o Código de Utilizador e Código Multicanal foram “desativados”,
solicitando a sua ativação através de um link, conforme exemplo abaixo:
Trata-se de uma ação de phishing com o objetivo de capturar códigos de acesso
bem como o número de telemóvel, conforme exemplos abaixo:
Temos conhecimento que, após a captura do contacto telefónico e dos códigos de acesso nesta ação de phishing:
- O cliente é contactado pelo atacante que se faz passar por um
SUPOSTO Colaborador do Millennium bcp da Área de Segurança;- O atacante informa o Cliente que foram identificadas transações ou
acessos suspeitos na sua conta bancária;- O atacante indica que para cancelar as transações é necessário que o
Cliente identifique, no decorrer do contacto telefónico, os Códigos de Autorização;- Nesse instante, o Cliente recebe no seu telemóvel SMS com
Códigos de Autorização para CONFIRMAR transações
(ex. Pagamento de Serviços, Pagamento de Compras, Transferências).O Millennium bcp:
- NÃO pede a instalação/atualização de software;
- NÃO envia SMS com link;
- NÃO envia Email com link;
- NÃO solicita o Código Multicanal completo (os 7 dígitos);
- NÃO pede o número de telemóvel;
- NÃO pede, por telefone ou outro meio, o Código de Autorização enviado por SMS;
- NÃO simula transações com os Clientes
Qualquer duvida, pergunte sempre no CHAT do site.