ATENÇÃO : Emails da EDP, CTT, Intrum e Millenium… são fraude
Recebeu emails da EDP, CTT, Intrum ou Millenium para pagar uma conta? Atenção, pois são uma fraude com vista a roubar dados dos utilizadores.
Se recebeu algum email destas entidades analise cuidadosamente o conteúdo, mesmo que a mensagem chegue “aparentemente” do domínio oficial. Se verificar que se trata de uma fraude, elimine-os de imediato.
Exemplo de um dos emails da EDP fraudulentos
Na imagem seguinte está um email recebido aparentemente da EDP. Trata-se de uma mensagem para pagar, supostamente, uma fatura em atraso. O português é “normal” e parece mesmo tratar-se de um email fidedigno.
No entanto, analisando os links, facilmente percebemos que somos reencaminhados para um servidor que não é conhecido.
Algumas das empresas têm alertado os seus clientes. Por exemplo, a Intrum Portugal tem uma mensagem no seu site principal onde refere que…
" A Intrum Portugal informa que estão a circular mensagens de correio eletrónico fraudulentas, que não são sua autoria, nem da sua responsabilidade. Foram detectadas mensagens falsas num português pouco correto e que estão a usar o domínio intrum.pt. Estas mensagens não tem origem na rede da Intrum – intrum.com. Alertamos que não deve reagir a estes emails, devendo eliminá-los de imediato, sem que haja qualquer tipo de interação – não descarregue anexos nem aceda a links. A Intrum está a desenvolver todos os esforços para conter esta situação, incluindo o alerta às autoridades competentes."
Se recebeu algum email de uma destas entidades, esteja atento! Se perceber que são fraude elimine de imediato. Por norma, o phishing é efetuado através de emails, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar.Fonte : PPLWARE