Alerta PSP: Burlas com MB WAY no OLX, CustoJusto e outros estão a aumentar
O MB WAY é um dos serviços mais fantásticos para pagamentos. No entanto, devido à sua simplicidade na operação, os burlões têm vindo a aproveitar-se . Segundo um comunicado da Polícia de Segurança Pública (PSP) o número de burlas através deste serviço tem vindo a aumentar drasticamente.
Se usam o MB WAY estejam sempre muito atentos. Conheçam algumas dicas para a sua utilização.
O MB WAY é um dos serviços que mais se tem destacado para a realização de pagamentos digitais. Apesar de alguns bancos terem começado a cobrar pelas transferências dentro da app, há outros que se mantêm fiéis aos princípios do serviço e as transferências continuam gratuitas.
Fruto da investigação e análise do Departamento de Investigação Criminal, a PSP identificou um MODUS OPERANDI de burla.
MODUS OPERANDI das novas burlas com MB WAY
Apesar de algumas variações, o processo consiste no aproveitamento feito aos anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos. Os anúncios são feitos em sites dedicados a este tipo de comércio (OLX, CustoJusto, entre outros). Posteriormente, são contactados telefonicamente por supostos compradores – os burlões, que mostram interesse naquela compra.
Na sequência desse contacto, os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB WAY. Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que a vítima possui sobre a aplicação MB WAY. Através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima.
A vítima, é, assim, levada a introduzir no ATM o número de telemóvel do suspeito e o fornecimento do respetivo código, associando-o ao seu cartão de Multibanco, convencida de que são os procedimentos próprios para receber o pagamento através do MB WAY, acabando por cair na armadilha. Convencida de que está a ajudar o potencial comprador a pagar o objeto está, efetivamente, a dar-lhe a capacidade de acesso à conta que está associada ao seu cartão de Multibanco, permitindo assim os levantamentos indevidos da sua conta bancária.
A PSP recomenda…
Se não compreende o funcionamento da aplicação MB WAY, recuse o pagamento por esta via;
Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;
Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.
Fonte : PPLWARE