Não é uma novidade que as tecnológicas estão a apostar na tecnologia wearable, nem que uma dessas apostas recai nas lentes de contacto.
A Samsung, Google e Sony são algumas das empresas que estão a apostar em novos modelos de lentes de contacto que, de alguma forma, melhoram a vida das pessoas. Diz o HiperTextual que estas empresas estão a trabalhar em lentes de contacto que são capazes de oferecer mais que uma melhoria visual ou mudar a cor da íris.
A Google X apresentou as primeiras lentes de contacto que podem medir os níveis de açúcar. Através de sensores, as lentes de contacto conseguem medir e analisar o nível de açúcar no sangue e avisando o utilizador quando estes níveis descem demasiado.
Por seu lado, a Sony está a apostar naquilo que sabe fazer melhor: câmaras. Com um piscar de olhos pode tirar fotografias. Estas lentes terão vários sensores capazes de transformar uma lente de contacto convencial numa câmara fotográfica. Esta lente também poderá fazer zoom e focar determinadas zonas.
A Samsung tem a aposta mais ‘mista’ das três empresas, focando-se tanto na área médica, como na área tecnológica. O Gear Blink é um produto, para qual a Samsung pediu patente, que terá uma câmara, um ecrã e diferentes sensores e antenas capazes de medir vários níveis vitais.