Como fazer um backup do seu Android e como restaurá-lo
Trocar de smartphone e perder todos os contactos que armazenamos no dispositivo anterior é um problema que, provavelmente, muitos de nós já enfrentaram em mais de uma ocasião. E não é algo agradável. Embora os serviços de backup na nuvem tenham conseguido aliviar esse inconveniente até certo ponto, ainda existe quem tenha visto os seus contactos desaparecerem completamente quando vai usar o seu novo smartphone, e pior que isso é não conseguir recuperá-los, já que todos os dados do dispositivo antigo já foram apagados.
Criar o backup passo a passo
Criar um backup na nuvem através da vossa conta do Google. Normalmente, essas cópias são configuradas automaticamente na primeira vez que a Conta do Google é associada ao dispositivo. se ainda não fizeram isso, é possível realizar esse processo mais tarde ao seguir estas etapas:
Abram a aplicação Configurações do sistema no dispositivo.
Acedam à secção "Google".
Escolham a opção "Backup"
Ative a opção "Backup no Google Drive".
Com esta opção habilitada, o dispositivo criará cópias de backup automáticas de todos os dados armazenados, onde se incluem os contactos. Assim, sempre que um contato for adicionado, não será necessário adicioná-lo manualmente ao backup, essa ferramenta fará isso automaticamente.
Se, por outro lado, decidiram Criar um backup no Google Drive, o processo para restaurar a agenda será algo diferente. Embora geralmente todos os dados sejam restaurados automaticamente quando a Conta do Google está associada ao dispositivo, talvez seja necessário fazer isso manualmente. Estes são os passos a seguir.
Abram a aplicação Configurações do sistema no dispositivo.
Pesquisem e acedam à secção "Google".
Dentro da categoria "Serviços", cliquem em "Restaurar contactos"
Escolha a conta da qual desejam restaurar contactos, bem como o dispositivo no qual o backup foi criado.
Quando o processo terminar todos os contactos serão restaurados na agenda e, de cada vez que um novo for adicionado, o backup será atualizado automaticamente para que nunca mais percam informações novamente. Esta é, sem dúvida, a melhor maneira de manter as informações de contato seguras, já que uma vez que a cópia esteja configurada, não têm que fazer mais nada, contanto que continuem com a mesma conta Google.