Devo manter a bateria do meu portátil sempre ligada à corrente?
Uma das questões que mais se lê por essa Internet fora é se as baterias estão sempre a receber energia quando o portátil está ligado à rede eléctrica, ou se deve o portátil estar desligado da corrente eléctrica mesmo quando estamos a trabalhar junto a uma tomada. Será que faz mal? Será que faz bem?
Quem tem um computador portátil, para além de cuidar do desempenho do processador, do espaço de armazenamento e da quantidade de RAM disponível, deve preocupar-se com a vitalidade da bateria, até porque sem aquela fonte de vida… o portátil só por si vale de pouco. As pessoas questionam-se se devem descarregar sempre a bateria antes de a carregar totalmente, questionam-se se devem ter sempre a bateria ligada à corrente quando estão ligados no seu local de trabalho e se devem sempre carregar a bateria até aos 100%. Dúvidas legítimas que ao longo dos anos exigem respostas novas, até porque as tecnologias das baterias vão evoluindo.
As respostas a essas questões não são simples e não há uma “chapa 5”. Há vários factores que influênciam os resultados mesmo com comportamentos ditos “correctos”.
Então o que devo fazer? Remover, desligar ou manter ligado?
Actualmente está a desaparecer a possibilidade dos portáteis terem as baterias removíveis. Pese o facto de alguns ainda trazerem essa possibilidade, mas o futuro mostra que cada vez mais vem tudo lá dentro e nada se remove. Assim, remover fica limitado aos que o podem fazer e deixará de ser uma opção. Desta forma, a opção viável é utilizar um método simples que pode ajudá-lo a prolongar a vida útil da sua bateria de uma maneira diferente.
De acordo com os testes realizados pelo site Battery University, uma bateria que é carregada a 100% terá apenas 300-500 ciclos de descarga. Por outro lado, se apenas for carregada a 70-80%, irá conseguir aguentar com 1000-2000 ciclos de recarga.
Baseado no que foi dito no artigo, retenha estes pontos:
Evite descarregar a bateria do seu portátil completamente para a seguir o ir carregar. Para melhorar o desempenho da sua bateria, mantenha-a entre os 40% e os 80% de carga. Há até fabricantes que disponibilizam uma opção, na BIOS ou nas ferramentas de gestão do computador, que permitem que a carga da bateria seja suspensa assim que forem atingidos os 80%.
Certifique-se que o seu portátil não está sempre a funcionar com temperaturas muito elevadas. Fiscalize as estruturas de refrigeração para aumentar a saúde do seu portátil, e retenha também que a sua bateria depois de atingir os 100% de carga… não recebe mais energia.