Dez cuidados a ter na Black Friday e Cyber Monday
A Black Friday e a Cyber Monday estão ao virar do fim de semana, sendo que um é antes e o outro depois. Com muitas falsas promoções em destaque, o serviço financeiro europeu Monese decidiu elaborar um guia de cuidados que o consumidor deve ter em conta quando realiza compras nesses dois dias de promoções.
O primeiro conselho da Monese é que se for “demasiado bom para ser verdade”, provavelmente é fraude. Se um produto que normalmente custa 750 euros, nestes dias está a 150 euros, “é importante ter cuidado porque poderá ser uma fraude”, uma vez que a venda está a ocorrer a um preço bastante abaixo do valor de mercado.
“Alguma vez reparou em créditos recorrentes na sua conta que não esperava e que não aceitou?”, questiona a Monese. Estas são armadilhas de subscrição escondidas, quando o consumidor adquire produtos online e é induzido a comprar outros produtos ou serviços de que não precisa. Aqui, é preciso consultar o saldo contabilístico com regularidade e verificar se não foi autorizada uma compra superior.Um dos truques é bloquear as janelas pop-up, uma vez que muito poucas são genuínas e muitas carregam vírus maliciosos que podem afetar os dispositivos.
Este conselho pode parecer estranho, mas tem a sua razão. Comprar produtos nacionais é o conselho número quatro, porque além de ajudar a economia nacional, evita negociar produtos que tenciona comprar a particulares e empresas estrangeiras, onde podem surgir problemas nas entregas e devoluções.
“Se vai comprar um produto num marketplace online bem conhecido e se, de repente, for contactado de forma privada numa rede social sobre um negócio que é demasiado bom para ser verdade, o melhor será não avançar com o negócio”, esclarece o serviço financeiro europeu.
Têm acontecido algumas burlas com o recurso da aplicação MB Way, onde os consumidores são burlados. Desta forma, também deve evitar realizar compras com recurso à transferência bancária, utilizando como alternativa “esquemas de pagamento confiáveis”.
Não assumir que ‘https’ seja sempre seguro. Algumas fraudes acontecem assim, sendo que o consumidor deve ter a certeza que realiza compras em lojas online verificadas, onde o link seja seguro e as opções de pagamento viáveis por diversas formas.
Numa altura em que se fala no roubo de dados pessoais por via informática, o consumidor deve pensar duas vezes quando lhe pedirem dados pessoais adicionais. Número de passaporte ou carta de condução são dados irrelevantes para realizar compras e aqui a identidade pode ser roubada e utilizada com outra finalidade.
Não aceitar tudo sem ler, até as letras mais pequenas. É com a assinatura dos termos e condições, que ninguém lê, que uma simples subscrição de dezenas de euros podem acabar por gastar milhares ao consumidor.
“Algumas burlas podem dar a impressão de que o site que está a visitar está ‘congelado’, levam-no a ligar para uma equipa de suporte para resolver o problema e durante a chamada podem persuadi-lo a acreditar que o computador está contaminado com vírus”, garante a Monese. Normalmente, este é um falso suporte que tem como objetivo roubar dados do consumidor.
O diretor de combate à lavagem de dinheiro da Monese, James Skelton, sustenta que “a Cyber Monday é uma excelente oportunidade para os consumidores fazerem algumas compras de Natal em sites respeitáveis e confiáveis. No entanto, também oferece muitas oportunidades para fraudes, como entrar em contas bancárias ou roubar dados pessoais”.
Via: Jornal económico