Campanha fraudulenta em nome do Continente
Se receberam alguma mensagem, na internet ou via SMS, relativo a um sorteio de códigos postais que vos dá "prémios" no Continente, ignorem - pois é uma campanha fraudulenta que nada tem a ver com o Continente e que apenas visa recolher dados dos utilizadores mais incautos.
Como as fake news têm demonstrado, é extremamente fácil para qualquer pessoa publicar o que bem entender na internet, indiferente a ser verdade ou não. Isso também acontece no caso das campanhas fraudulentas que prometem prémios, sendo muito simples para qualquer atacante adicionar o logotipo de uma marca popular que inspire confiança, inventar uma oferta de prémios inexistentes, e "ir à pesca" para ver quem cai na ratoeira e disponibiliza dados pessoais - o verdadeiro prémio, a favor dos atacantes.
Desta vez, é o Continente o visado, a propósito de uma suposto sorteio com base nos códigos postais, que tem estado a chegar a milhares de pessoas.
Segue-se o comunicado do Continente.
A propósito da circulação de campanhas fraudulentas em nome do Continente, em websites, redes sociais e por via de SMS, relativas a um sorteio de códigos-postais, a marca vem por esta via esclarecer que:
A mensagem é fraudulenta, e além de utilizar indevida e ilegalmente o nome da marca Continente, procura recolher dados pessoais de cidadãos com a promessa de um prémio inexistente – esta prática maliciosa chama-se phishing;
Os destinatários são pessoas seleccionadas aleatoriamente – clientes e não clientes do Continente. O Continente confirma que não houve acesso indevido aos dados dos seus clientes, estando as bases de dados da marca totalmente seguras;
Já foram realizados contactos no sentido de identificar as fontes destas iniciativas maliciosas: n.º de IP, país de origem e identificação dos proprietários registados;
A área de suporte técnico do Continente acredita ter já identificado a maioria dos sites piratas identificados nesta ação, tendo conseguido que fossem desligados;
Em paralelo, a marca está a contactar todos os clientes por via dos seus canais digitais, no sentido de os alertar para estas práticas fraudulentas. A marca solicita a todos os que possam identificar sites ainda em funcionamento que informem o Continente através do e-mail apoiocliente@continente.pt;
A marca aconselha todos os visados por estas mensagens a não acederem ao conteúdo das mesmas;
Para mais informações aceda a segurança.continente.pt ou contacte apoiocliente@continente.pt.