Como remover um vírus do vosso smartphone?
Não é muito comum, mas como o vosso computador, o vosso smartphone Android também pode ser atacado por um vírus. O que podem fazer para acabar com isso? Como podem evitar que o vosso smartphone seja infectado?
Nas próximas linhas, vamos responder a todas as perguntas que podem ter e vamos explicar como se podem livrar de um vírus no vosso smartphone Android. Também temos algumas dicas para prevenir a infecção.
Como detectar se o meu smartphone tem um vírus
Não há um método específico para detectar se o vosso smartphone está infectado por um vírus, mas algumas coisas que devem ter em mente. Claro, um vírus causa um desequilíbrio num smartphone Android e faz com que o sistema não funcione corretamente. Em muitas ocasiões podemos vericar ocorrências como estas:
A publicidade aparece na barra de notificação.
A bateria gasta muito rápido.
Encontro aplicações que não instalei.
Aplicações como a câmara ou o gravador não funcionam.
No entanto, nem todos malwares mostram os seus efeitos. Para evitar a possibilidade de um vírus roubar os nossos dados ou causar qualquer outro mal sem que percebamos, não é mau usar um antivírus. Embora No AndroidGeek somos da opinião que não vale a pena ter um antivírus instalado permanentemente. Em casos específicos como este, nos quais suspeitamos que temos um vírus, pode ser útil. Se tivermos sorte, o antivírus pode fornecer-nos informações sobre o software malicioso que invadiu nosso smartphone. O AVG Antivirus é um bom exemplo e é gratuito.Já podem remover os vírus
Se após as investigações o utilizador descobriu que o seu terminal está infectado, não se preocupem, acabar com o vírus não é muito complicado. Nas seções a seguir, explicamos como fazer isso.
Excluir aplicações suspeitas
Como já destacamos, a maioria dos vírus no Android aparecem porque instalamos aplicações de origem duvidosa que podem ter sido projetadas para danificar os dispositivos.
Portanto, o primeiro passo que devemos fazer é excluir essas aplicações. Um antivírus pode ajudar-nos a detectar o que são, mas é fácil de ver. Elas tendem a ser carregados com uma publicidade tremendamente invasiva que as impede de serem usadas ??decentemente.
Restauração de Fábrica
Sim, depois de desinstalar aplicações suspeitas, a coisa não acaba bem, talvez seja necessário dar um passo em frente. Talvez tenha chegado a hora de restaurar de fábrica, ou seja, excluir todas as informações do vosso smartphone e deixa-lo fresco como veio de fábrica. Desta forma, vamos apagar tudo, onde se inclui o vírus.
Nas configurações do vosso smartphone Vão ás últimas seções da lista.
Na secção de Google o utilizador encontrará a opção Faça backup. guardem o que quiserem.
Pesquise a secção Sistema ou similar a opção Restauro de fábrica.
Sigam os passos para deixar o vosso smartphone completamente limpo.