Blog

Como transferir ficheiros do Windows para um disco rígido externo de forma simples

Como transferir ficheiros do Windows para um disco rígido externo de forma simples

Está com pouco espaço no PC? Use o RicNacs para identificar os ficheiros de maior dimensão e/ou que já não utiliza há muito tempo e transferi-los, facilmente, para um disco externo.

Passo 1

Comece por fazer o download do RicNacs em bit.ly/2tkZYYu. Em seguida, instale o software e abra o programa. Use a combinação de teclas ‘Ctrl+O’ ou clique na opção ‘Choose Directory’ para indicar qual o disco rígido que quer analisar para encontrar os ficheiros que ocupam mais espaço. No nosso caso é o ‘C:’ mas poderá ter outro nome ou letra, por exemplo ‘D:’.

Passo 2

O RidNacs começa, de imediato, a analisar o conteúdo do disco, o que num computador mais antigo, e/ou com um disco com muito espaço, pode demorar alguns minutos. Quando o processo terminar, poderá ver quais são as pastas que estão a ocupar mais espaço. Pode ignorar a coluna ‘Files’, já que a que realmente interessa verificar é a ‘Percent’. Seleccione os símbolos ‘+’ para abrir as pastas e ver os ficheiros.

Passo 3

Sempre que abrir uma pasta, o RidNacs vai organizar os conteúdos por ordem decrescente de utilização de espaço. No nosso caso, é bastante visível que a pasta Arquivo PC Guia é a que ocupa mais espaço, cerca de 40% do disco rígido.

Passo 4

Agora que sabe em que sítio estão os ficheiros maiores, e que lhe estão a causar problemas de espaço, já pode resolver a situação. A primeira coisa a fazer é ver se estes ficheiros são importantes para o seu dia-a-dia ou se apenas acede aos mesmos de tempos a tempos, pelo que podem estar num disco externo. Para tal, escolha ‘Open directory with Explorer…’ (pasta com seta).

Passo 5

Na janela do ‘Explorador do Windows’, seleccione ‘Ver’, para ter o máximo de informação sobre cada ficheiro, e depois clique em ‘Detalhes’. Verifique a ‘Data’ para consultar quando é que esse ficheiro foi modificado pela última vez e carregue na seta em cima para ordenar.

Em alternativa, pode clicar na seta ao lado e abrir o calendário para pesquisar apenas os ficheiros entre determinadas datas através da opção ‘Selecionar uma data ou um intervalo de datas’.

Passo 6

Ligue um disco externo ao seu computador, entre no RidNacs e abra uma nova janela do ‘Explorador do Windows’ clicando na combinação de teclas ‘Ctrl+E’; aqui, seleccione o disco que ligou e crie uma pasta para colocar os ficheiros. Neste caso vamos chamá-la ‘Backup’. Este passo é também válido se tiver um NAS ou qualquer outro disco partilhado com o seu computador.

Agora, escolha os ficheiros que quer mover na janela inicial do ‘Explorador do Windows’ e faça ‘arrastar e soltar’ para a nova janela para copiar os ficheiros. Se clicar na tecla ‘Shift’ enquanto arrasta os ficheiros, estes serão apagados da localização original após a cópia, libertando espaço no disco.

Passo 7

Esta é uma ferramenta que deve usar com alguma frequência para ir verificando quais os ficheiros que consumem mais espaço para, depois, os transferir para outro disco. Agora que já usou o RidNacs uma vez, o seu disco rígido foi adicionado à lista de favoritos e será mais fácil repetir o processo de análise: basta clicar no ícone ‘Favorites’ e no disco que pretende verificar.