A empresa de segurança Kaspersky publicou um relatório (em inglês) no qual alerta para o grande aumento de arquivos maliciosos veiculados pelos e-mails. Durante o primeiro trimestre deste ano e, especificamente, em março, a presença de spams e Phising nos e-mails, chegou a quase 23 milhões em todos os computadores que tenham instalado o antivírus dessa empresa, o que representa um número quatro vezes superior ao do mesmo mês de 2015.
A Kaspersky acredita que a causa deste aumento se explicada pela falta de iniciativas que aumentem a capacidade de programas de e-mail para lutar contra este tipo de ataque. Os valores constratam com a grande proteção que os navegadores têm implementado em seus serviços com o objetivo de frear o phishing e outros conteúdos maliciosos.
Quanto ao conteúdo desses e-mails infectados, a empresa de segurança informa que eles englobam anexos com extensões EXE e DOC, que armazenam trojans que são instalados no computador se o usuário tentar abrir o arquivo. A Kaspersky também alerta sobre a complexidade do software usado para esses ataques, porque ele usa vários temas em diferentes idiomas.