Dica: Perdeu o seu telemóvel? Siga de imediato estas 4 ações
Todos os dias há dezenas de smartphones perdidos e esquecidos por este país fora. As pessoas têm a vida delas lá dentro e, como tal, a perda de um bem, mesmo que tenha um preço barato, causa preocupação. Está em causa a privacidade e a segurança de muita informação pessoal. Assim, como devemos então proceder se perdermos, ou se nos roubarem o telemóvel?
Apresentamos 4 dicas para que tome uma ação imediata após dar conta que perdeu ou que lhe roubaram o telefone.
O que fazer se o seu telemóvel for roubado ou tiver sido perdido?
Se tiver determinado que o seu telemóvel não está apenas perdido temporariamente, é aconselhável tomar medidas mais avançadas para proteger as suas informações e identidade.1. Relate a perda à sua operadora de comunicações móveis imediatamente
A operadora pode suspender ou desligar o serviço do seu telefone ausente. Desta forma poderá evitar o uso não autorizado do smartphone, assim como podem solicitar outro tipo de ajuda. Por norma, as operadoras têm um serviço online ou via app onde pode reportar estas informações.
Estes são alguns dos sítios onde as operadoras deixam informação relevante:
2. Bloquear e limpar remotamente o seu telefone, se possível
Atualmente, a maioria dos smartphones tem um “kill switch” embutido que permite ao utilizador desativar remotamente o dispositivo. Isso evita que os larápios o possam redefinir. Contudo, para que esses serviços funcionem, o smartphone tem de ter ou serviços da marca instalados nativamente ou o utilizador terá de instalar de terceiros.
Esta é uma lista de alguns dos portais mais populares para o ajudar:
Apple bloqueio dos dispositivos com a app Encontrar (Find my iPhone)
Android bloqueio remoto com Find my Device
Samsung Localizar o meu telemóvel
Microsoft Localizar e bloquear um dispositivo Windows perdido
3. Altere as suas palavras passe
As empresas de smartphones geralmente oferecem serviços na cloud, permitindo que o seu telefone tenha acesso aos seus dados na nuvem. Para evitar que o ladrão tenha acesso a esses dados deverá alterar as suas palavras passe. Claro que se o smartphone estiver fechado, com código de acesso, será difícil chegar até esses dados. Contudo, há pessoas que têm pouca segurança no primeiro reduto de acesso ao telefone.
Facilmente dentro do telemóvel as pessoas mal intencionadas terão acesso a informação bancária, redes sociais, e-mail e outras contas.
4. Apresente queixa na polícia
Claro que é uma chatice ter de apresentar queixa. No entanto, é importante que estes assuntos fiquem registados nas mãos das autoridades. Para facilitar este processo, utilize o portal da Queixa Eletrónica e preencha a queixa que pretende apresentar.