Alerta: Campanha fraudulenta “feroz” circula em nome da EDP
Por estes dias é normal chegarem as nossos e-mails as “contas” para pagar dos serviços que usamos. Fatura da EDP, telecomunicações, água, etc etc. Muitos de nós esperam o “tal desconto” ou algum tipo de reembolso, por causa da pandemia, e às vezes já só olhamos o valor! Tenham muito cuido por há muita campanha fraudulenta a circular.
Recentemente fomos informados da existência de um e-mail falso, em nome da EDP, que refere que o cliente é elegível para receber um reembolso. Todo o esquema está preparado e o utilizador apenas tem de carregar no botão “Consulte os procedimentos a seguir”.
Ao carregar no botão, é redirecionado para uma nova página que pede ao cliente tudo aquilo que os piratas pretendem! O seu nome, o número do seu cartão, data de validade e o Código de Segurança do Cartão (CCV). Todos os campos são de preenchimento obrigatório, excluindo o nome. Se recebeu um e-mail deste tipo IGNORE de imediato! Isto é phishing e o que os piratas informáticos pretendem é os seus dados para depois os usar (roubar dinheiro).
De referir que esta não é a primeira vez que um ataque deste tipo, em nome da EDP, circula pela internet.
Esquemas fraudulentos de phishing
Por norma, o phishing é efetuado através de email, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar.
Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:
- User e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
- Nºs de Segurança Social, Cartão de Cidadão;
- Nº da Conta Bancária e dos e cartões de crédito;
- Email;
- entre outras informações pessoais
Fonte : PPLWARE