Blog

ALERTA - Mais um esquema de fraude bancária

Uma instituição imaginária, uma fraude bem real

O esquema é feito pela internet e cita a empresa Millennium Cobrança, que não tem qualquer ligação com o Milennium BCP, e o Banco de Portugal.

   


Há uma fraude bancária a circular por email em que os visados são ameaçados com um processo judicial através de uma falsa instituição.

Os clientes bancários estão a receber um contrato com o título "adiantamentos a depositantes". Os destinatários são informados que têm uma dívida para pagar devidamente registada de acordo com a lei.

A mensagem cita a empresa Millennium Cobrança. Em declarações à Renascença, fonte oficial do banco Millennium BCP fala em "phishing" e alerta que, a existir, a alegada empresa não tem qualquer ligação com a instituição bancária.

O email refere que o pagamento pode ser feito por cheque e, como exemplo, mostra um cheque de um cliente da Caixa Geral de Depósitos, traçado, no valor de 400 euros.

Com o primeiro pagamento o credor compromete-se a limpar o nome do devedor da “lista negra” do Banco de Portugal. Se nada for pago, fica a ameaça de um processo judicial.

Tudo isto é escrito em linguagem jurídica, com algumas expressões brasileiras. Uma leitura mais atenta revela que o cartório citado está localizado em Brasília.

Fonte do Banco de Portugal, que é citado várias vezes, diz que não é possível impedir o uso do nome do regulador e volta a lembrar aos clientes que, sempre que suspeitarem de fraude, devem contactar imediatamente o banco e participarem às autoridades: PSP, GNR, Polícia Judiciária ou Ministério Público.