Blog

Dica: Como se proteger depois da recente falha de segurança do Facebook

Dica: Como se proteger depois da recente falha de segurança do Facebook

Foi na passada-sexta feira que o Facebook revelou um dos seus maiores problemas dos últimos anos. Ao todo, foram perto de 50 milhões de utilizadores que viram os seus dados acedidos e roubados.

Neste caso não houve roubo de passwords, mas existem algumas medidas que podem e devem tomar para se proteger destas situações e de outras que possam vir a acontecer no futuro. Veja como proteger a sua conta do Facebook.

No caso da falha reportada na sexta-feira, o problema estava num bloco de código associado à opção “Ver como”, que permitia ter acesso aos tokens de segurança e assim aceder às contas dos utilizadores.

O Facebook tratou do problema e barrou o acesso dos atacantes a estes dados, revogando os tokens de segurança, o que não obriga à mudança de passwords. Há no entanto algumas medidas que pode tomar para que esta situação não aconteça no futuro.

Veja quem se ligou na sua conta do Facebook

A primeira medida passa por verificar se houve acessos anormais à vossa conta. Podem aceder a esta informação na zona de Segurança nas Definições.

Ai dentro podem ver, na secção “Onde tens sessão iniciada“, onde a vossa conta acedeu ao Facebook. Podem ver o dispositivo, o local e o tempo a que o acesso foi feito.

Se detetaram uma situação anormal, podem remover esse acesso, na zona dos 3 ponto e na opção Terminar sessão. Se preferirem, para ter uma conclusão mais global, podem escolher no final a opção “Termina sessão de todas as sessões“.

Aumente a segurança da sua conta do Facebook

Agora que removeu os acessos não autorizados, é hora de proteger a conta. Para isso devem olhar à secção Autenticação de dois fatores. Aqui vão querer ativar a própria autenticação de dois fatores, para aumentar a segurança no momento da autenticação.

Tenham atenção que foi descoberto recentemente que o Facebook pode usar esse número de contacto para o envio de publicidade, o que significa que podem estar a dar informação a mais ao Facebook.

Podem também ver os inícios de sessão autorizados, para controlarem os equipamentos que podem aceder e não usar um código de acesso. Caso detetem algum estranho ou um que não necessite de ser usado, devem removê-lo.

Notificações quando alguém entrar na sua conta do Facebook

Por fim, e para saberem quando os acessos não autorizados acontecem, podem ativar as configurações de segurança adicional. Em concreto procurem a opção Receber alertas sobre inícios de sessão desconhecidos, para que possam receber notificações de acessos ao Facebook e ao Messenger.

Assim, caso exista um acesso não autorizado ao Facebook, ele disparará de imediato uma notificação tanto por email como na própria aplicação móvel do Facebook. Nesse momento, só precisam de aceder à zona de configurações e cancelar esse acesso tal como explicado acima.

Importa agora terem algum cuidado adicionar nos próximos meses, caso tenham acedido ao vosso email e/ou número de telefone. É provável que sejam contactados para tentativa de burla ou outro esquema ilegal.