O esquema é o mesmo. O utilizador dirige-se ao site indicado, responde a algumas perguntas relacionadas com os hábitos de consumo e, depois, recebe uma SMS para confirmar um código pin numa página final. E é aqui que começam os problemas, ficando o utilizador subscrito a um serviço de mensagens que cobra uma determinada quantia de dinheiro todas as semanas.
Ora, analisando a imagem ao pormenor, ninguém pode levar algo a sério quando nos apresentam um endereço “continentept.site”.
A solução passa mesmo por ignorar e alertar o Continente sobre a fraude. Podem ainda pedir à vossa operadora que barrem este tipo de serviços. São esquemas conhecidos por Serviços de Valor Acrescentado (SVA), em que o utilizador subscreve (às vezes sem querer) este tipo de serviços, ficando os mesmos ativos e a descontar saldo do cartão todas as semanas. Em Portugal, existem diversas ofertas do género relacionadas com hipermercados, pornografia ou jogos para smartphones. No entanto, tratam-se apenas de esquemas para roubar dinheiro ao utilizador.
No caso desta recente fraude relacionada com o Continente, a Sonae já fez saber, num comunicado enviado às redações, que está a tentar identificar os autores da falsa campanha, além de já ter comunicado a situação às “entidades que alojam o site e aos serviços de ‘instant messaging’, de forma a evitar a sua propagação.