A empresa de segurança ESET alertou que um dos golpes mais populares do Facebook voltou a atuar na rede. Trata-se da conhecida armadilha que promete ao usuário saber quais pessoas visitaram o seu perfil, uma mentira que vários cibercriminosos estão aproveitando para roubar dados do usuário.
O portal Welivesecurity (em inglês) relata que esta técnica já se espalhou entre os usuários infectados. Estes enviam, involuntariamente, notificações para seus contatos convidando-os a jogar o jogo 'Visite seu perfil'. Se o usuário clicar em tal notificação, ele é automaticamente redirecionado para fora do Facebook, especificamente para o Dropbox Web onde, se o usuário usar o navegador Google Chrome, será solicitado a instalar uma extensão chamada History Search (Pesquisa do Histórico) que conseguirá obter os dados pessoais do usuário. E, se usar o Firefox ou acessar a rede social por um smartphone que rode com o Android, o programa malicioso atuará por meio de serviços de assinatura de SMS fraudulentos.
ESET diz que já existem muitas pessoas que foram afetadas por este golpe e solicita aos usuários que eliminem esta extensão do navegador e informem rapidamente seus contatos sobre a existência deste programa malicioso. Há um mês, a empresa ESET já tinha alertado para a existência de outro vírus que afetava o Facebook, e pede aos usuários da rede social que permaneçam sempre em alerta para este tipo de golpe.