De acordo com a PSafe, a extensão maliciosa The Player pode afetar os usuários da rede social em computadores e smartphones.
Rede social mais popular entre os brasileiros, o Facebook também vem sendo alvo de diversos ataques de hackers no país. O mais recente solicita que os usuários instalem um plug-in malicioso para navegadores chamado “The Player” que afeta os usuários do Chrome, conforme a PSafe.
De acordo com a empresa de segurança, a vítima recebe uma notificação enviada por um amigo na rede social, sendo que essa URL direciona o usuário para baixar o player malicioso. Ao fazer o download, a máquina do usuário é infectada, incluindo seu browser, deixando seus dados vulneráveis para que o controle da conta seja tomado pelos hackers. Com isso, a vítima agora também passa a distribuir o link malicioso para outros contatos do Facebook.
Mobile
Segundo a PSafe, a versão móvel da ameaça funciona de forma um pouco diferente. Ao clicar na notificação maliciosa, a vítima é direcionada para páginas que solicitam a instalação de apps fora da loja oficial Google Play Store ou o preenchimento de cadastro em serviços que vão gerar prejuízo financeiro ao usuário.
Dicas
A empresa de segurança sugere algumas dicas para evitar ser pego de surpresa por ameaças desse tipo no Facebook e outras plataformas sociais. “Desconfie sempre de links recebidos por e-mails, Facebook Messenger, WhatsApp, SMS ou outros que pedem informações confidenciais para autenticação ou que se propagam entre grupos de amigos. Além disso, fique alerta aos links nos quais o navegador apresente a mensagem de certificado inválido ou vencido ou que solicite a instalação de plug-ins, mesmo que seja um site que normalmente acessa”, explica a PSafe.
No caso do golpe do plug-in The Player especificamente, é preciso remover o app malicioso do smartphone assim como a extensão do Chrome.