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Google Scholar: para uma pesquisa mais eficaz

Google Scholar: que é? Para que serve? Como usar? Fique a conhecer as resposta a todas estas perguntas.

Hoje em dia, a internet oferece aos internautas uma gama de ferramentas que possibilitam um acesso à informação de forma mais rápida e direta, uma delas é o Google Scholar. Este instrumento de pesquisa, que em português se traduz como Google académico, surgiu em 2004 mas só em 2006 é que foi criada uma versão em português.

O QUE É O GOOGLE SCHOLAR?

É uma ferramenta de pesquisa do Google que proporciona uma maneira simples de pesquisar tudo o que se relaciona com literatura académica, trabalhos académicos, revistas, relatórios técnicos, etc.


PARA QUE SERVE O GOOGLE SCHOLAR?

Ainda não conhecia o Google Académico? Fique a saber que ao digitar as palavras que quer pesquisar no Scholar Google, os resultados que obtiver são todos resultados de fontes académicas.

Esta ferramenta serve para economizar tempo às suas pesquisas, uma vez que vai encontrar aquilo que procura de forma mais direta. Embora seja um componente do Google, este instrumento de trabalho apresenta resultados mais precisos e concisos a nível académico. As suas pesquisas são mais direcionadas para estes temas e por isso surgem menos resultados do que no Google, no entanto, são muito mais diretas na resposta ao que o pesquisador procura.

COMO USAR O GOOGLE SCHOLAR?

Fácil, direto e perspicaz. Sentado no conforto de sua casa ou até numa esplanada junto ao mar, basta ligar à internet e aceder ao Google Scholar. A partir daqui usa esta ferramenta que se pode tornar para ti um aliado, tanto a nível académico como a nível profissional.

DICAS DE BUSCA DO GOOGLE SCHOLAR

Usar o Google Académico é semelhante às pesquisas que faz no Google, no entanto, é muito mais focado em pesquisas relacionadas com um único autor ou um determinado artigo, de modo a encontrar uma resposta fidedigna ao conteúdo que procura.

Se tem uma conta no Google fique a saber que pode usufruir de outras vantagens do Google Scholar, para isso, basta criar um perfil que apresente diversas funcionalidades, nomeadamente:
•“A minha Biblioteca”: permite armazenar trabalhos académicos encontrados em pesquisas para usar posteriormente
•“As minhas citações”: gere todo o índice de citações das suas publicações
•“As minhas actualizações”: recomenda artigos a partir do seu histórico de pesquisas
•“Alertas”: possibilita que sejam criados alertas referentes a determinados temas e palavras-chave que são enviados quando novas publicações dentro destes parâmetros são anexadas
•“Métricas”: conjuga todos os artigos mais relevantes por área, hierarquizados pelo número de citações recebidas.