Fazer uma limpeza do disco é meio caminho andado para acelerar um computador. É uma tarefa necessária, mas não tem de ser difícil. Veja as nossas dicas.
É fácil fazer uma limpeza do disco? Sim, é. É um procedimento que qualquer utilizador comum consegue fazer, basta ter as ferramentas certas. Esta tarefa simples traz imensas vantagens: o computador fica mais rápido, o espaço livre do disco aumenta e o dispositivo dura muito mais tempo.
Fazer uma limpeza do disco no Windows
O Windows possui ferramentas que ajudam os utilizadores – até aqueles que percebem pouco de computadores – a tirar maior partido do dispositivo. Uma delas – aquela que procuramos! – tem mesmo o nome de “Limpeza do disco”:
Aceder ao menu Iniciar;
Escrever “Limpeza do Disco” (ou Disk Cleanup, em inglês) e selecionar o resultado que o Windows apresenta;
Escolha o disco que pretende limpar;
Na janela que se abre é possível saber o espaço que pode libertar ao utilizar a ferramenta. Para além disso, é também possível selecionar os ficheiros que pretende eliminar – cada um deles possui uma descrição para que o utilizador saiba o que está a fazer;
É possível fazer uma limpeza do disco ainda mais profunda.
Dentro da janela da “Limpeza do disco”, há uma opção chamada “Limpar ficheiros do sistema”. Uma opção recomendada para quem entende um pouco mais de computadores, claro;
Tanto numa como noutra janela, é possível selecionar aquilo que se pretende apagar;
Depois de selecionar, é só carregar em “Ok” para dar início à operação.
Clean Master
O Clean Master é uma ferramenta que facilita grande parte deste trabalho ao utilizador e que procura fazer uma limpeza ainda mais profunda ao computador. Por outro lado, possui uma interface bem mais apelativa para qualquer utilizador. Vale a pena dar-lhe uma oportunidade. As diferenças são notórias, principalmente para quem não limpa o disco há anos.