Ainda usas o recibo de leitura? Isso era óptimo, mas há dez anos atrás.
Há vários motivos para não se usar o recibo de leitura, entre eles: o facto do Gmail não responder estes recibos, o facto das pessoas terem a opção de escolha de não os enviar e ainda o facto de muitas vezes terem que ser manualmente inseridos no e-mail.
E por todos estes (e mais alguns) motivos é que esta técnica relativamente mais nova que os recibos de leitura funciona muito melhor.
O Sidekick
Este addon para Chrome e para o Outlook, chamado Sidekick, permite rastrear quem abre o teu e-mail e quando é que o abre. Esta ferramenta é interessante por pode-te dizer:
A que horas o e-mail foi aberto
Quantas vezes foi aberto
Se foi reencaminhado (e se sim, para quem, e quando é que essa pessoa o abriu)
Em que dispositivo foi aberto
Como utilizar?
No Gmail, basta clicar no botão para escrever uma mensagem e automaticamente a função de tracking está activa. No Microsoft Outlook exactamente o mesmo: quando escreves uma mensagem, automaticamente a mensagem é enviada com o “tracking”.
No entanto, antes disso, é preciso instalarmos uma extensão no Google Chrome ou uma aplicação para o Microsoft Outlook. Não te preocupes, a instalação é bastante simples: para Chrome clica aqui e para Microsoft Outlook clica aqui.
O “tracking” é feito usando uma imagem transparente colocada no e-mail, e cada vez que a mensagem for “vista”, o servidor estabelece uma ligação com a pessoa que enviou a mensagem e notifica-a em alguns segundos.