Como proteger o vosso computador do malware que o ataca
Verdade será dizer que o cuidado parte, em primeiro lugar, do utilizador, mas para isso terá que ser sensibilizado. Ter cuidado com os sites que visita, fontes de download e instalação de programas desconhecidos são boas práticas para uma boa segurança.
Além disso, é essencial ter um antivírus que ofereça proteção em tempo real, que esteja devidamente atualizado (diariamente), tal como o sistema operativo, isto porque as atualizações vêm corrigir eventuais falhas/problemas existentes e, assim, evitar que o computador esteja ainda mais desprotegido.
Outra ação a fazer será limpar os cookies do browser regularmente e também os ficheiros temporários que ficam no computador onde poderão optar por um software de terceiros ou utilizar a limpeza do disco do vosso sistema operativo.
Hoje em dia existem imensas soluções disponíveis no mercado para ajudar na proteção dos nossos equipamentos. Dizer que um antivírus é 100% seguro está errado.
Diariamente, os mal-intencionados, procuram desenvolver soluções que se aproveitem das falhas de segurança existentes, tal como os desenvolvedores de aplicações de proteção procuram lançar soluções e atualizações que façam frente a esta situação.
Em termos de software específico para malware, estes são apenas alguns que poderão ter em conta: