MB WAY – Afinal quais são os bancos que cobram pelas transferências?
O serviço MB WAY veio revolucionar, em certa medida, a forma como fazemos os nossos pagamentos e movimentamos o nosso dinheiro. Com alguns bancos já a cobrarem transferências, com outros prestes a fazê-los, são muitas as dúvidas que surgem junto dos utilizadores.
Saiba quais os bancos que estão a cobrar ou vão cobrar em breve este serviço. Perceba também quais os serviços que pode usufruir gratuitamente.
O MB WAY tem algum custo?
O download, adesão e utilização da app MB WAY não têm custos associados. Isto é, o serviço não cobra qualquer comissão pelas operações realizadas na aplicação. No entanto, apenas as transferências poderão ter custos associados cobrados pelas entidades bancárias. São 21 bancos aderentes ao MB WAY e sim, alguns deles estão já a cobrar taxas e outros já têm indicações do valor a cobrar no futuro, nos seus preçários.
As compras online com número de telefone e as compras com cartão MB NET são gratuitos. Mais, a geração e utilização de cartões MB NET, as compras em ponto de venda físico com QR Code ou NFC, os levantamentos MB WAY são também eles gratuitos. Assim como a utilização dos benefício do MB Challenge.
Adicionalmente, a app MB WAY, antes de “Enviar dinheiro” através de uma transferência imediata, apresenta de forma clara ao utilizador qual o valor, se existir, que lhe será aplicado, podendo o utilizador cancelar a realização da operação nesse momento.
Esta tabela de preços foi realizada com base nos preçários atuais, disponíveis em cada um dos bancos. Importante referir que a estes preços acresce a taxa do Imposto de Selo. Existem muitos deles que ainda não incluem qualquer referência ao serviço MB WAY nos seus preçários, o que indica que não existe qualquer custo associado às transferências.
Atualmente, o Activo Bank, a CGD, o Novo Banco e o Montepio ainda não estão a cobrar os valores indicados. Além disso, não é certo que o valor que surge na tabela seja o preço efetivamente cobrado no futuro, ou se poderão existir alterações.
O Santander é um dos bancos que ainda não cobra qualquer taxa de transferência, no entanto, o seu CEO do Santander Portugal, já deu a entender que em breve poderão haver alterações.
Outro caso a considerar é o do Millennium. Até dia 17 de junho, as transferências ainda são gratuitas. Depois dessa data, transferências interbancárias passam a ser cobradas. Já o Montepio manterá a isenção até ao final deste ano.
É importante perceber que alguns dos bancos que estão a cobrar taxas ou que têm intenção de tal, não cobram qualquer valor se a operação for feita através das suas aplicações móveis. Esta poderá ser uma forma de incentivar a utilização das apps próprias em detrimento do serviço da SIBS.