Há um novo esquema a circular na Internet que está a usar a conhecida aplicação de troca de mensagens WhatsApp para enganar os utilizadores.
Na prática as potenciais vítimas recebem uma mensagem a alertá-las que já estão a utilizar o serviço há mais de um ano e que chegou a altura de optarem por um determinado plano e fazerem a subscrição.
Como devem imaginar estas mensagens são falsas e os criminosos têm como principal objetivo apoderarem-se dos dados bancários dos utilizadores.
Eis o que diz o email:
A sua subscrição está a terminar
ATUALIZE O MÉTODO DE PAGAMENTO
Os nossos registos indicam que o teste grátis ao WhatsApp ultrapassou o período de um ano. Em breve não será possível enviar e receber mensagens. Para continuar a utilizar o WhatsApp sem interrupções, necessita de optar por um dos modelos de descrição.
Eis um exemplo abaixo do email em inglês:
O que torna esta esquema mais credível é o facto de no passado o WhatsApp ter pedido uma taxa a quem utilizou o serviço WhatsApp durante mais de um ano.
No entanto tudo parou em Janeiro de 2016, quando o WhatsApp anunciou que não iria mais cobrar qualquer taxa e que a aplicação seria grátis para todos os utilizadores.
Por tudo isto, se receber algum email com pagamentos alusivos ao WhatApp ignore e elimine.