Quando o assunto é baterias de dispositivos móveis, em concreto baterias de iões de lítio, o que não falta por aí é mitos, especialmente no que diz respeito à forma como estas deve ser carregadas.
Muitos utilizadores continuam a não saber “cuidar” da bateria do seu smartphone/tablet pois insistem nos carregamentos/descarregamentos totais. E durante a noite, será que é bom deixar a carregar os dispositivos móveis?
Quando se fala em baterias de dispositivos móveis normalmente a preocupação dos utilizadores está virada para a autonomia que estas oferecem. Esse é um ponto importante mas, os utilizadores desempenham também um papel fundamental na vida útil da bateria, isto porque são eles que decidem quando carregar os equipamentos.
O que não se deve fazer?
Quando estamos a falar de baterias de lítio, há um principio que deve ser seguido! As baterias de lítio nunca se devem deixar descarregar por completo. De acordo com a DigitalTrends, a percentagem ideal para as baterias de lítio é entre os 50% e 80%. Nesse sentido, em vez de carregamentos totais, o utilizador deve proceder a carregamentos parciais.
Vamos a um exemplo tendo em conta a informação da tabela seguinte que está publicada no site batteryuniversity. Tendo a bateria a 50% esta poderá aguentar entre 1200 a 1500 ciclos de carga (um valor que corresponde à “esperança de vida” da bateria).
Nota (via kayo): Um ciclo de carga de uma bateria significa usar toda a capacidade da bateria, mas não necessariamente de única carga completa. Por exemplo, imagine que tem o seu telemóvel com a bateria totalmente carregada. Usa-o durante algum tempo até que este atinge metade da sua carga e aí decide carregá-lo totalmente. Quando a bateria estiver completa, acabou de realizar meio ciclo (0,5) de carga.
O meu smartphone pode ficar a carregar durante toda a noite?
Para Shane Broesky, co-fundador Farbe Technik (uma empresa que produz acessórios de carregamento de baterias), deixar o smartphone a carregar durante a noite não é problema até porque ele é “muito esperto”. Isto é, quando a bateria está carregada na totalidade o equipamento “pára” de fornecer energia para evitar sobrecarga da mesma.
Há no entanto uma questão muito importante. Um dos maiores inimigos das baterias de lítio é o calor. É muito importante que os equipamentos não aqueçam em demasia. Shane aconselha até que quem possuir capas nos equipamentos que as retire durante os carregamentos para que o calor seja libertado. Caso contrário o calor irá aumentar a temperatura da bateria o que poderá levar à oxidação das células e por consequência à diminuição da autonomia das mesmas. Os equipamentos não devem ser deixados em locais húmidos ou levados, por exemplo, para o WC quando toma banho pois o vapor de água pode levar igualmente à oxidação das células da bateria.
Um temperatura acima dos 30º é já considerada elevada, o que poderá levar à perda de capacidade da bateria.
Qualquer carregador serve?
A questão relativamente à utilização de carregadores não oficiais é também interessante. Obviamente que devemos usar sempre o carregador que vem com o nosso equipamento. Em último caso, se o carregador for de qualidade também não deverá haver problemas.
É importante que não usem carregadores “duvidosos” pois além de danificarem a bateria podem até causar “explosões”.
Em resumo…
Para os melhores resultados é importante que:
Usem sempre os carregadores e cabos oficiais
Não deixem os equipamentos expostos em locais húmidos ou com muito calor
Removam a capa durante os carregamentos se considerarem que esta não deixa passar o calor
Façam carregamentos parciais e mantenham a percentagem de carregamento entre os 50% e 80%.
Não deixem que a bateria descarregue na totalidade, até aos 0%. E não façam carregamentos completos de 0% a 100%.