Pokémon GO: Será que a Nintendo criou um espião?
Desde que foi lançado, o Pokémon GO, o jogo de realidade aumentada criado pela Niantic Labs em parceria com a Pokemon Company, tem sido um enorme sucesso. Segundo os últimos dados, este jogo fez já crescer as acções da Nintendo (que detém um terço da Pokemon Company) em mais de 35%.
Mas nem tudo têm sido boas notícias.
De acordo com dados recentes, o Pokémon Go está instalado em mais equipamentos Android do que o popular Tinder e até tem mais utilizadores activos que o Twitter.
Dados da SimilarWeb indicam que o Pokémon Go é jogado em média 43 minutos por dia, um valor superior ao associado ao WhatsApp ou ao Instagram.
E a privacidade, é garantida?
Uma das coisas que certamente muitos utilizadores não se aperceberam aquando da instalação é o facto do jogo solicitar acesso completo à nossa conta Google. A questão que se coloca é se, de facto, a Niantic e a Nintendo têm algum objectivo em obter dados dos utilizadores ou simplesmente se trata de um “descuido épico”, tal como refere o analista Adam Reeves.
Now, I obviously don’t think Niantic are planning some global personal information heist. This is probably just the result of epic carelessness. But I don’t know anything about Niantic’s security policies. I don’t know how well they will guard this awesome new power they’ve granted themselves, and frankly I don’t trust them at all. I’ve revoked their access to my account, and deleted the app. I really wish I could play, it looks like great fun, but there’s no way it’s worth the risk.
Mas o que significa total acesso à conta Google?
Em traços gerais, com estas permissões, é possível:
Ler todo o e-mail
Enviar e-mail
Aceder a todos os documentos do Google Drive (podendo até apagar os mesmos)
Ver histórico de pesquisas
Aceder às fotografias presentes no Google Photos
… e muito muito mais.
Se tem actualmente o Pokémon GO instalado e lhe faz confusão este nível de permissões, basta que se autentique no site da Google (aqui), procure por Pokemon Go Release e remova as permissões. Curiosamente, a remoção das permissões faz com que o jogo deixe de funcionar (apesar de existirem vários utilizadores que já indicaram que o jogo continua a funcionar).
Depois de remover estas permissões pode criar uma conta no Pokémon Trainer Club, que não requer o acesso a tantas permissões. Em alternativa, pode criar uma nova conta Google com os dados mínimos. Até ao momento ainda não há qualquer reacção por parte da Niantic Labs.
Além da questão da privacidade da app original, é obrigatório ter cuidado também com os apks maliciosos que têm surgido e que estão disponíveis na Internet.
Actualização: Segundo algumas informações, este é um problema que afecta mais os utilizadores do iOS. Entretanto, a Niantic já respondeu a Adam Reeve.
So Niantic have come out with a statement which you can read over at Polygon. The summary is that they acknowledge the issue and are working on a fix for the app. Google are also working to change the privileges given to existing users so hopefully it should be resolved for everyone soon.
I’m really happy they’re addressing the problem promptly, my intention was only ever to get some attention after my initial attempts to contact the developers failed.
Now everyone go catch some Pokemon