Vítima de Ransomware? Saiba Como Recuperar os seus Dados sem Pagar Resgate
Este artigo foi criado pela equipa Bitdefender Antivírus Portugal
Imagine que está a usar o computador tranquilamente, de repente um pop-up aparece no ecrã alertando que o PC está bloqueado, de imediato perde acesso aos seus dados e, alguns minutos depois, começa a receber mensagens exigindo um resgate em dinheiro pelo seu computador.
Pode até parecer o enredo de um filme de suspense, mas histórias como esta ocorrem diariamente, devido a um malware conhecido como ransomware, ou "vírus sequestrador".Como Funciona o Ransomware?
Os ransomwares, basicamente, codificam os dados do sistema operativo, de forma a que o utilizador não lhes consiga aceder. Esse vírus costuma codificar os dados em segundo plano - sem levantar nenhuma suspeita - até que seja tarde demais.
O vírus sequestrador pode infectar o computador de várias maneiras: através de sites falsos, instalação de programas de procedência duvidosa, links maliciosos em e-mails e redes sociais.
Ferramentas Gratuitas para Recuperar Seus Dados
Um estudo realizado pela Bitdefender, empresa especialista em segurança digital, revelou que metade das vítimas de ransomware estariam dispostas a pagar até 500 dólares para recuperar os seus dados. Pensando nisso, a empresa optou por desenvolver ferramentas gratuitas, capazes de desencriptar os dados de um computador infectado por ransomware. Com isso, as vítimas poderão recuperar seus dados sem pagar o resgate exigido pelos criminosos.
As ferramentas desenvolvidas pela Bitdefender podem ser encontradas no portal nomoreransom.org - disponível em inglês, alemão, francês, italiano, português e russo.
Cuidados para Evitar Ransomware
Para que não se torne mais uma vítima de ransomware, um conjunto de medidas é necessário para que seu computador não seja sequestrado, Veja:
Utilize um antivírus de renome, se possível opte pelo melhor antivírus pago disponível;
Mantenha seu sistema operativo e programas atualizados, para evitar que falhas de segurança sejam utilizadas para infectar o sistema;
Faça o backup de seus dados regularmente;
Habilite a opção "Mostrar extensão dos arquivos" ou similar. Com isso o utilizador poderá identificar arquivos com nomes suspeitos – como “.ZIP.EXE”, por exemplo - e evitar sua execução.
A preocupação crescente com a disseminação de ransomware colocou utilizadores e empresas ligadas a computação em alerta. Por isso, atualmente, já encontramos programas capazes de recuperar dados. No entanto, a prevenção ainda é a melhor solução para evitar os “sequestros” das informações.