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Se ainda tiver iPhone
Antes de vender ou oferecer um dispositivo, deve remover as suas informações pessoais. Não deve apagar contactos, calendários, lembretes, documentos, partilhas de fotografias ou quaisquer outras informações do iCloud manualmente enquanto tiver sessão iniciada no iCloud com o ID Apple. Ao fazê-lo, apaga os seus conteúdos dos servidores do iCloud e de qualquer um dos dispositivos com sessão iniciada no iCloud.
Num dispositivo com o iOS 10, certifique-se de que terminou sessão no iCloud antes de apagar o dispositivo.
Siga os passos indicados abaixo:
Passo 1
Se tiver emparelhado um Apple Watch com o iPhone, desemparelhe o Apple Watch.
Desemparelhar o Apple Watch e o iPhone Nalguns casos, poderá ser necessário desemparelhar os dispositivos. Por exemplo, se pretender utilizar o seu relógio com um iPhone diferente, terá de desemparelhar primeiro.
Desligar os dispositivos
Mantenha o Apple Watch e o iPhone próximos enquanto os desemparelha. Abra a app do Apple Watch no iPhone. Aceda ao separador O meu relógio e toque no seu relógio, na parte superior do ecrã. Toque em junto ao relógio que pretende desemparelhar.
Toque em Desemparelhar Apple Watch.
Siga estes passos para configurar o Apple Watch novamente. Toque novamente para confirmar. Poderá ter de introduzir a palavra-passe do ID Apple para desactivar o Bloqueio de activação. Antes de apagar todos os conteúdos e definições no Apple Watch, o iPhone irá criar uma nova cópia de segurança do Apple Watch. Pode utilizar a cópia de segurança para restaurar um Apple Watch novo. Depois de desemparelhar o Apple Watch, verá a mensagem Começar o emparelhamento.
Desemparelhar sem o iPhone
Se não tiver o iPhone consigo, pode, ainda assim, apagar todos os conteúdos e definições do Apple Watch. No Apple Watch, toque em Definições > Geral > Repor > Apagar conteúdo e definições. Estes passos irão repor as definições de fábrica do Apple Watch.
Passo 2
Efectue uma cópia de segurança do dispositivo iOS. Veja em baixo, no guia passo a passo, como o fazer:
Efectuar cópia de segurança Fazer cópia de segurança pelo iTunes Para fazer a cópia de segurança pelo iTunes, ligamos o iPhone ao computador, abrimos o iTunes, escolhemos o dispositivo no ícone que se encontra no canto superior esquerdo a seguir ao menu de opção e transferimos para o iTunes todas as compras em Ficheiros > Dispositivos > Transferir compras de “iPhone…” :
Agora, procuramos no grupo Cópias de segurança a opção Este computador e clicamos no botão Efectuar cópia de segurança agora.
Ele irá demorar uns minutos a fazer uma cópia e esta deverá ser cifrada, tal como mostra a imagem com a opção Cifrar cópia de segurança do iPhone. Coloque a palavra-passe para cifrar os dados que lhe será solicitada (não se esqueça dela).
Repor cópia de segurança Depois de termos feito a cópia de segurança (prática que deveremos fazer uma vez por mês, pelo menos), vamos colocar o novo iPhone ligado pelo mesmo processo do anterior e no iTunes vamos a:
Ficheiros > Dispositivos > Restaurar a partir da cópia de segurança… Depois, se existirem várias, escolhemos a mais recente ou aquela que pretendemos ver restaurada.
Fazer cópia de segurança pelo iCloud Neste caso só tem de ter espaço no iCloud (atenção) e ir a Definições > iCloud > Cópia de segurança > Efectuar cópia de segurança agora.
Repor cópia de segurança do iCloud para o dispositivo novo Ligue o dispositivo novo. Irá surgir um ecrã de boas-vindas. Se já tiver configurado o dispositivo novo, deverá apagá-lo antes de poder seguir estes passos. Prima o botão principal quando vir o ecrã de boas-vindas. Siga os passos até ver o ecrã Wi-Fi. Toque numa rede Wi-Fi para aceder à mesma. Siga os passos até ver o ecrã Aplicações e dados e, em seguida, toque em Restaurar a partir de iCloud > Seguinte.
Inicie sessão no iCloud com o seu ID Apple e a respectiva palavra-passe.
Se solicitado, seleccione uma cópia de segurança. Certifique-se de que é a cópia de segurança correta, confirmando a data e o tamanho de cada uma. Saiba o que deve fazer se lhe for solicitado para actualizar para uma versão mais recente do iOS.
Se tiver comprado conteúdos do iTunes ou da App Store com vários ID Apple, ser-lhe-á solicitado que inicie sessão em todos eles. Se não se lembrar das palavras-passe, pode ignorar este passo tocando em “Não tem um ID Apple ou esqueceu-se do seu”.
Mantenha a ligação e aguarde a conclusão do processo de restauro e, em seguida, conclua os restantes passos de configuração. Se possível, mantenha o dispositivo ligado por Wi-Fi e ligado à corrente após a configuração. Assim, os conteúdos como as suas fotografias, músicas e apps guardadas no iCloud são automaticamente descarregadas para o dispositivo.
Passo 3
Toque em Definições > iCloud. Desloque o ecrã para baixo e toque em Terminar sessão. No iOS 7 ou anterior, toque em Apagar conta.
Passo 4
Toque novamente em Terminar sessão e, em seguida, toque em Apagar do iPhone e introduza a palavra-passe.
Passo 5
Volte a Definições e toque em Geral > Repor > Apagar conteúdo e definições. Se tiver activado a funcionalidade Encontrar iPhone, poderá ter de introduzir o ID Apple e a palavra-passe.
Passo 6
Se lhe for pedido o código do dispositivo ou o código para as Restrições, insira-o. Em seguida, toque em Apagar iPhone.
Passo 7
Contacte a sua operadora para obter ajuda sobre como transferir o serviço para um novo proprietário. Se não estiver a utilizar um cartão SIM com o dispositivo, pode contactá-la para obter ajuda na transferência do serviço para o novo proprietário.
Ao apagar um iPhone, iPad ou iPod touch, a funcionalidade Encontrar iPhone e o Bloqueio de activação são desactivados.
Se já não tiver o iPhone
Se os passos acima não tiverem sido concluídos e se já não tiver o dispositivo consigo, siga estes passos:
Passo 1
Peça ao novo proprietário que apague os conteúdos e as definições, seguindo os passos apresentados acima. Pese o facto de não ser a opção que lhe dará grande confiança, quem garante que o novo proprietário não vai “espreitar” os seus dados? Mas se for alguém familiar ou de nossa confiança, pode ser uma solução.
Passo 2
Se estiver a utilizar o iCloud e a funcionalidade Encontrar iPhone no dispositivo, inicie sessão em iCloud.com ou na app Encontrar iPhone de outro dispositivo, seleccione o dispositivo e clique em Apagar. Depois de o dispositivo ter sido apagado, clique em Remover da conta.
Passo 3
Se não conseguir concluir algum dos passos indicados acima, altere a palavra-passe do ID Apple. Isto não remove as informações pessoais que estão armazenadas no seu antigo dispositivo, mas evita que o novo proprietário apague as suas informações do iCloud.
Alterar a palavra-passe do ID Apple Siga estes passos para alterar a palavra-passe do ID Apple. O ID Apple é a conta que utiliza para aceder aos serviços Apple, como a App Store, a Apple Music, o iCloud, o iMessage, o FaceTime e muito mais. Se pretender alterar a palavra-passe Caso se lembre da palavra-passe do ID Apple e pretenda alterá-la, siga estes passos:
Inicie sessão na página de conta do ID Apple. Na secção Segurança, clique em Alterar palavra-passe. Introduza a palavra-passe actual e, em seguida, introduza uma nova palavra-passe e confirme-a. Clique em Alterar palavra-passe. Inicie sessão com a nova palavra-passe do ID Apple para aceder às funcionalidades e aos serviços Apple. Saiba mais sobre como alterar o ID Apple e actualizar outras informações da conta. Caso se tenha esquecido da palavra-passe Caso não se recorde da palavra-passe do ID Apple, siga estes passos para a repor. Depois de repor a palavra-passe, é necessário actualizar o ID Apple e a palavra-passe em cada serviço onde tem sessão iniciada. Saiba mais sobre palavras-passe e o seu ID Apple Quando criar uma palavra-passe nova, não se esqueça do seguinte:
A palavra-passe nova do ID Apple tem de ter, pelo menos, oito caracteres, um algarismo, uma letra maiúscula e uma letra minúscula. Não pode utilizar espaços, o mesmo carácter três vezes seguidas, o ID Apple ou uma palavra-passe que tenha utilizado no último ano.
Passo 4
Se mudar para um telemóvel que não seja da Apple, anule o registo do iMessage
Anular o registo do iMessage no iPhone ou online Se tiver mudado para um telemóvel que não seja da Apple e não estiver a receber mensagens SMS/MMS, poderá ter de anular o registo do iMessage.
Anular o registo do iMessage no iPhone Se ainda tiver o iPhone, pode anular o registo do iMessage através dos seguintes passos:
Se tiver trocado o cartão SIM do iPhone para um telemóvel que não seja da Apple, volte a colocá-lo no iPhone. Certifique-se de que está ligado à rede de dados móveis. Toque em Definições > Mensagens e desactive o iMessage.
Anular o registo do iMessage online Se não tiver acesso ao iPhone, pode anular o registo do iMessage online. Depois de concluir a anulação do registo, o seu número de telefone é removido dos serviços do iMessage. Deverá conseguir receber mensagens de texto imediatamente, mas poderá demorar algumas horas para que alguns dispositivos Apple reconheçam que não está a utilizar o iMessage quando lhe enviam uma mensagem.
Se alguém enviar uma iMessage para o seu ID Apple, irá recebê-la nos outros dispositivos Apple que possua. Se alguém enviar uma mensagem de texto para o seu número de telefone, irá receber a mensagem apenas no seu telefone.
Passo 5
Se estiver a utilizar o Apple Pay, pode remover os seus cartões de crédito ou de débito em iCloud.com. Seleccione Definições para ver quais os dispositivos que estão a utilizar o Apple Pay e, em seguida, clique no dispositivo. Ao lado de Apple Pay, clique em Remover.