O site será o veículo de divulgação dos seus serviços, ou seja, um canal de relacionamento com os seus clientes. Por isso, este deverá ser adaptado a cada segmento de negócio. Se não se sente muito à vontade nesta área, aconselhamo-lo a seguir um tutorial para fazer um site.
O que deve ser destacado
A sua página na internet deve incluir informações sobre os seus serviços, a sua experiência, como o contactar e a opinião de outras pessoas que já recorreram aos seus serviços. O marketing desinteressado, ou seja a opinião dos outros, é dos melhores métodos para promover o seu trabalho!
3 Plataformas que pode usar para construir um site grátis
Atualmente existem plataformas de fácil utilização onde pode construir o seu site gratuitamente.
1. WordPress
É uma solução Open Source para a gestão de conteúdos, que lhe permite criar e manter, de forma simples, todo o conteúdo do seu site. O código do WordPress é gratuito e aberto. Poderá ainda reorganizar o layout a seu gosto através de widgets sem precisar editar códigos PHP ou HTML.
2. Joomla
A separação entre design, programação e conteúdo permite uma grande flexibilidade na produção de sites com design extremamente customizados. Além disso, possui uma variada oferta de templates que facilitam o processo de criação de sites com rapidez e menor investimento.
3. Wix.com
Esta plataforma permite a criação gratuita de sites grátis. Através das ferramentas que possui, pode adicionar aplicações de terceiros, como soluções e-Commerce, formulários de contato, chats online, cupões e muito mais.
6 Dicas para construir e potenciar o seu site
1. Simplicidade acima de tudo
Procure manter um site simples e apelativo, para que seja fácil de usar.
2. Aposte em boas imagens e textos curtos
Evite colocar textos extensos e opte antes por colocar boas imagens no site. Textos extensos podem confundir o leitor. Por exemplo, se se dispõe a prestar serviços na área do design, pode mesmo colocar exemplos de trabalhos anteriores. Uma imagem vale mais que mil palavras. Mas lembre-se, tudo sempre sem exageros!
3. Evite páginas em construção
Evite encaminhar o utilizador para páginas que ainda não foram construídas, pois isso vai gerar insatisfação a quem visita o site.
4. Atualize o site
O site não pode ser uma página estática. Convém que o atualize frequentemente para lhe dar mais dinamismo, pois assim quem o visitar uma vez, vai querer voltar lá.
5. Mantenha o contacto
Coloque um campo onde os visitantes podem subscrever a newsletter. Assim manterá o contacto com aqueles que seguem o seu trabalho.
6. Otimize a velocidade do site
Ter um site que demora muito tempo a carregar pode desanimar o utilizador e lavá-lo a fechar a página e ir para outro site.
6 Erros que deve evitar
Há erros que podem custar “a vida” do seu site. Veja aqui alguns exemplos.
1. Compatibilidade
Hoje em dia existem diversos browsers, como Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari e de telemóveis. Certifique-se que o seu site é compatível com todos, ou pelo menos com a maioria.
2. Música
Este é um erro irritante de muitos sites. Lembre-se: para ouvir música o utilizador pode recorrer a aplicações próprias. Não precisa de ir ao seu site para isso!
3. Pesquisa
O utilizador quer que a informação que precisa esteja rapidamente acessível. Coloque o botão da pesquisa bem visível.
4. Contactos
Esta informação deve estar bem visível, o que nem sempre acontece. Quantas vezes já entrou num site e teve dificuldades em encontrar os contactos?
5. Redes sociais
Coloque um botão para que o utilizador rapidamente possa aceder às suas páginas nas redes sociais. Assim poderá mais facilmente seguir as suas atualizações.