Blog

Há mais uma app que tem mesmo de remover já do seu smartphone Android

Há mais uma app que tem mesmo de remover já do seu smartphone Android

As últimas semanas têm sido complicadas para o Android. A sua segurança tem sido posta em causa e por diversas vezes surgiram situações em que os utilizadores estão expostos a problemas graves no seu smartphone.

Este cenário parece agora estar a repetir-se, com uma nova aplicação a ter um comportamento anormal. É muito conhecida e está a fazer subscrições em serviços sem que os utilizadores autorizem ou sequer o saibam.

Novos problemas com o Android

Há apps que os utilizadores usam por trazerem funções adicionais ao Android. O Snaptube é uma delas, ao dar a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube para serem visto a qualquer hora e sem a necessidade de acesso à Internet.

Por norma, confiam nessas apps e aceitam todas as permissões que são pedidas, sem pesarem as consequências disso. Esta app revelou-se agora um problema sério, ao descobrir-se que está a apresentar publicidade de forma escondida dos utilizadores.

Snaptube traz sérios problemas de segurança

Para além deste comportamento anormal, foi também descoberto que o Snaptube está a ter outro comportamento reprovável. Está a subscrever serviços de forma escondida, sem pedir qualquer autorização aos utilizadores ou sequer informá-los.

A descoberta foi feita pela empresa de segurança Secure-D, que analisou o comportamento desta app. Descobriu que usa a Mango SDK que já antes tinha sido associada principalmente a problemas similares. Na altura o comportamento foi escondido, tendo agora voltado.

Esta app tem de ser removida imediatamente

O Snaptube já foi, entretanto, retirado da Play Store e a empresa que o criou já se manifestou de forma firme. Revelou, contudo, que não tinha conhecimento dos problemas que afetavam a Mango SDK e que a removeu de imediato das suas ferramentas.

Com 40 milhões de downloads, o impacto deste problema é muito grande. É urgente que o Snaptube seja removido com urgência e que assim o smartphone fique longe deste problema. É entretanto mais uma falha grave, resultado da utilização de ferramentas maliciosas.