App do Facebook no Android começou a pedir permissões de super utilizador
A relação do Facebook e das suas apps móveis com os utilizadores nem sempre é pacifica. É um dado adquirido que estas consomem mais recursos do que o esperado e nem sempre o seu comportamento é aquele que seria o lógico.
Se muitos aprenderam a conviver com estes comportamentos, a verdade é que surgem sempre alterações, nem sempre bem-vindas. A mais recente delas estará agora a acontecer, com a app do Facebook para Android a pedir permissões de super utilizador.
As queixas têm estado a surgir de forma cada vez mais consistente e dão conta que a mais recente versão da app do Facebook para Android (172.0.0.66.93) está a pedir mais permissões do que seria esperado.
Um comportamento recorrente
São já muitos os utilizadores que recorreram às redes sociais a reportar esta situação anormal, procurando também saber a razão para este comportamento e as medidas a tomar.
Esta não é a primeira vez que este comportamento surge na apps do Facebook. Nas situações anteriores este pedido foi removido com a atualização seguinte, sem qualquer problema maior associado.
A causa deste pedido de super utilizador
Segundo alguns comentários este pedido surge devido a um erro de programação, que não reativou a verificação da presença de root nos dispositivos. É apenas especulação, mas será provavelmente a causa desta situação.
É claro que o acesso a estas permissões não deverá ser pedido pela aplicação e que o mesmo deve ser negado pelos utilizadores. Ao autorizarem esse acesso estão a dar demasiadas permissões desnecessárias a uma app que já tem acesso a informação excessiva.