Blog

Devemos deixar os carregadores do smartphone na tomada?

Devemos deixar os carregadores do smartphone na tomada?

Quer ter mais dicas e todo o tipo ajudas de INFORMÁTICA ?
Faça um GOSTO aqui na PC ASSIST PORTELA e conte connosco sempre que precisar !
PC ASSIST PORTELA, sempre a seu lado em informática !

Os smartphones/tablets são provavelmente os equipamentos que mais carregamos ao longo do ano. Na área das baterias há alguns mitos e por norma os utilizadores cometem alguns erros a carregar as mesmas.

Normalmente os utilizadores preferem carregar os equipamentos via tomada eléctrica (por ser mais rápido) e até deixam o carregador nessa tomada para um próximo carregamento.

Mas será que devemos tirar os carregadores da tomada quando não estão em uso e assim poupar energia?

Certamente muitos dos nossos leitores já ouviram falar em “vampire power” (consumo de stand by), ou seja, a quantidade de energia que os equipamentos consomem quando estão em modo standby. Este “modo” é bastante discutido quando se trata de TVs mas no mundo dos smartphones será que também temos razões para ficar preocupados?

Quanta “energia” consume um carregador quando não está em carregamento?
A resposta parece ser óbvia, zero! Na verdade, segundo o teste realizado pelo site howtogeek, o valor apresentado é (aparentemente) mesmo zero (0.0).

Logo a teoria do “vampire power” parece esta aparentemente errada… mas será que está? Vamos a um segundo teste e a contas!

Num segundo teste foram usados 6 carregadores que foram simplesmente encaixados numa extensão com múltiplas tomadas. Os carregadores usados eram de um iPhone 6, de um iPad Air, de um MacBook Air (2013), de um Surface Pro 2, de um Samsung Chromebook e de um Nexus 7.

Curiosamente, mesmo não estando a alimentar qualquer dispositivo, o consumo era de 0.3 watts, que pode muito bem ser do LED da extensão. No entanto o autor do estudo refere que o consumo é 0.0 quando avaliou a própria extensão.

Em resumo…


Não haverá certamente muitos utilizadores que têm 6 carregadores ligados em simultâneo numa extensão. No entanto, como se confirmou, o consumo de energia é pouco significativo logo podemos concluir que podem manter os carregadores ligados sem que isso pese na factura final.