Ultimas noticias de tecnologia do dia
A PC ASSIST PORTELA deixa-lhe aqui um resumo do dia das noticias de informática e tecnologia.
Se tiver alguma dúvida, esclareça em informaticaconsultorio@gmail.com
Facebook vai mostrar publicidade mesmo a quem use adblockers
O Facebook tomou uma decisão quanto à publicidade que apresenta, e se por um lado anuncia que os utilizadores terão maior controlo sobre o tipo de anúncios que lhes será apresentado, pelo outro lado retira-lhes o controlo de não os verem, apresentando publicidade mesmo a quem usar adblockers.
Por trás de um longo artigo a explicar os motivos por trás desta decisão, o Facebook defende-se com coisas como "os utilizadores só bloqueiam publicidade que consideram abusiva", e que com o novo sistema o Facebook garante que só verão publicidade que consideram interessante - e também não deixa de recorrer à técnica de lançar a suspeita sobre alguns adblockers, referindo que há alguns que cobram para deixar passar certos anúncios; o que não deixa de ser verdade... mas esquecendo-se de referir que normalmente os utilizadores também os podem desactivar se não os quiserem ver.
É o tipo de táctica que estaríamos habituados a ver num site de dimensão média e com dificuldades em sobreviver, mas que vindos de um serviço como o Facebook - que também faz o "choradinho" de que precisa dessa publicidade para sobreviver - não deixa de parecer algo infeliz e potencialmente contraproducente... pois apenas servirá para antagonizar os fãs dos adblockers, sendo de esperar que rapidamente se adaptem para bloquear a publicidade que o Facebook quiser apresentar, perpetuando e elevando a habitual luta entre publicidade e bloqueadores de publicidade para níveis cada vez mais absurdos. (A Google também depende da publicidade, e não a vemos impedir o uso de adblockers - embora seja verdade que também não facilitem nalguns casos... como a inexistência de extensões no Chrome para Android que o permitissem fazê-lo.)
Chrome coloca mais um prego no caixão do Flash
Há poucos anos atrás, uma certa plataforma foi profundamente ridicularizada por não suportar o Flash - avance-se alguns anos, e esses tempos parecem ter sido esquecidos por alguns, que agora olham com naturalidade que browsers como o Chrome (e não só) se afastem do Flash cada vez mais.
Em Setembro, o Chrome 53 passará a bloquear o carregamento de conteúdos Flash que considere não serem essenciais; e em Dezembro o Chrome 55 apresentará apenas conteúdos HTML5 (com a excepção para sites que apenas funcionem exclusivamente em Flash).
Galaxy Note 7 tem o melhor ecrã de sempre
O novo Galaxy Note 7 tem tudo o que é necessário para se tornar num dos melhores phablets de sempre, e pelo menos no ecrã não poderão ter razões de queixa, pois o mesmo foi considerado simplesmente o melhor ecrã de sempre.
O novo Galaxy Note 7 consegue superar o excelente ecrã já usado nos Galaxy S7 e S7 Edge, e passa para o topo dos ecrãs de referência em dispositivos móveis. Os resultados dos testes efectuados pela DisplayMate comprovam que o ecrã AMOLED do Note 7 supera todas as expectativas, e demonstra que a esperada evolução dos ecrãs OLED está a acontecer a ritmo bastante acelerado (não será por acaso que a Apple deverá saltar para os ecrãs OLED no iPhone do próximo ano.)
Para além da resolução de 2560x1440 e o seu padrão de sub-pixeis em losango, com capacidade para rendering sub-pixel (onde cada subpixel é tratado de forma independente em vez de estar associado a um "bloco de um pixel" fixo), o ecrã do Note 7 conta com diferentes calibrações de cor que garantem a qualidade da imagem nos mais diversos contextos, e - numa estreia no segmento - conta com uma luminosidade máxima que supera os 1000 nits(!) e que vem mesmo a jeito para o seu suporte para conteúdos HDR. Sendo que, curiosamente, também o extremo oposto da escala, da ultra-baixa luminosidade, não fica esquecido e também oferece excelentes prestações.
Junte-se um sensor de luminosidade duplo (à frente e atrás) para ajustes mais precisos, e a sua capacidade para apresentar informação "always-on" com consumo ultra-reduzido de energia, e fica assegurado o seu lugar no topo da tabela dos ecrãs em dispositivos móveis. Agora só falta mesmo que a Samsung comece a aplicar esta mesma tecnologia aos ecrãs dos televisores.
Seagate apresenta SSD de 60TB
Ainda há dias falávamos do SSD de 15TB da Samsung e eis que a Seagate vem estragar a festa com a apresentação de um SSD SAS de 3.5" com 60TB.
Tal com acontecia com o SSD de 15TB, este SSD de 60TB da Seagate destina-se ao segmento profissional onde o factor custo seja secundário face à densidade de informação armazenada e ao seu tempo de acesso imediato. Com 60TB no formato de um disco de 3.5" é possível acumularem-se dezenas de petabytes num rack, e a própria Seagate faz questão de referir que o este formato o torna mais atractivo (em termos de volume ocupado) do que usar dois discos de 2.5" com 15TB.
No entanto há também que referir que, enquanto o SSD de 15TB da Samsung está disponível no mercado, este de 60TB da Seagate é por agora apenas um produto de demonstração, sendo que a sua chegada ao mercado está prometida apenas para "algures" em 2017.
Fonte : http://abertoatedemadrugada.com