Diariamente o Facebook apresenta algum género de vírus que infecta algumas contas menos bem protegidas. Contudo, nesta segunda-feira o problema teve uma amplitude mais geral em que praticamente todos os utilizadores receberam notificações para publicações de vírus, muitas delas de cariz pornográfico e com a identificação do utilizador entre dezenas de outros.
Durante o dia de hoje, foram muitos os utilizadores do Facebook que se queixaram de várias mensagens de vírus espalhadas pelos seus murais que continham, grande parte delas, conteúdos de cariz pornográfico.
Os utilizadores recebem notificações com uma mensagem do género “Ana Silva identificou-te a ti a e a mais 19 pessoas numa publicação/vídeo”. Os menos informados clicam para ver de que se trata, propagando, ainda mais, o vírus pela rede social.
O vírus foi já identificado como sendo o vírus Amazonaws (S3.amazonaws.com/addns/) e motivou já centenas de denúncias por parte dos utilizadores ao Facebook.
Este vírus pode ser transferido facilmente bastando clicar na publicação infectada. Assim que se instale, começa a fazer publicações em seu nome, identificando contactos e propagando-se por outras contas no Facebook.
Como faço para eliminar este vírus?
Antes de mais, fica mais uma vez o alerta para que não clique em tudo o que se vê no Facebook, sobretudo quando o conteúdo é duvidoso e, grande parte das vezes, de cariz sexual e/ou pornográfico.
Aconselhamos a, em primeiro lugar, denunciar as publicações em que foi idenficado, sinalizando-as como SPAM, enviar para o Facebook as rever e, de seguida, pedir a remoção da sua identificação na mesma.
Vá ainda a Definições > Aplicações e verifique se tem alguma app suspeita ou que não se lembre de ter instalado. Desinstale de imediato e elimine-a!
Elimine também todas as publicações que foram partilhadas por si no seu mural, para que outras pessoas não cliquem e sejam, também elas, infectadas.
Aceda ainda ao seu Registo de Atividade (clique na seta nio canto superior direito) e elimine/denuncie toda a atividade suspeita.
Se não solucionar o problema, aconselhamos a correr um anti-malware e o Antivirus pois pode estar alojado noutro local, uma vez que também pode ser transferido via email.
Pode ainda ler as diversas informações disponibilizadas pelo Facebook, aqui.