O Android é, sem dúvida, um dos sistemas operativos para smartphone mais famosos do Mundo, estando instalado na grande maioria dos equipamentos que estão disponíveis no mercado.
Deste modo, é fácil de perceber por que é que grande parte do malware para smartphones que circula por aí tem como alvo os smartphones que correrem o sistema operativo da Google.
Mas será que, em 2018, ainda precisa de um antivírus no seu Android?
Muita gente pensa que as aplicações de antivírus para Android são inúteis e que na grande maioria dos casos a instalação de malware nos dispositivos pode ser evitada estando atento aos links em que se carrega.
No entanto, esquecem-se que só no ano passado foi descoberto imenso software malicioso que tinha os smartphones Android como alvo. Por muito controlo que haja por parte da Google é praticamente missão impossível controlar tudo o que se passa na plataforma.
Um vírus no Android é um tipo de software malicioso (malware) do mesmo tipo que tem ameaçado o seu computador durante várias décadas. À medida que a plataforma Android se desenvolve e o número de utilizadores aumenta, também o número de potenciais ameaças aumenta.
A minha opinião – Antivírus ou não? Sendo eu um utilizador Android que já viveu a experiência de ter malware no smartphone e que perdeu imenso tempo para voltar a ter um dispositivo saudável recomendo que toda a gente instale um antivírus.