O WhatsApp é um dos serviços de mensagens instantâneas mais usados na Internet. A sua fama advém, em parte, de ser uma empresa do Facebook e também por ser simples de usar e com garantia de segurança.
Se até agora estava preso aos dispositivos móveis e ao browser, passou a ter uma presença no Desktop com versões para OSX e Windows.
Estas duas novas versões do cliente do WhatsApp vêm complementar uma oferta que existia já e que residia dentro do browser. O seu principio de funcionamento é idêntico, com a diferença de deixar de exigir a presença de um browser.
Também estas duas novas versões exigem que seja feita a ligação via um smartphone, que é associado com recurso a um simples código QR, que é lido por este.
Daí para a frente todas as mensagens que forem trocadas são sincronizadas com estes diferentes dispositivos, libertando o utilizador do smartphone e permitindo que este fica apenas no seu desktop.
As novas versões do WhatsApp podem ser usadas tanto no Windows como no OSX, com as versões mínimas a serem o Windows 8 e o OSX 10.9.
Por serem versões nativas destes sistema operativos, o WhatsApp promete para breve a integração com notificações e atalhos de teclado dedicados.
Se já são utilizadores da versão web do WhatsApp então testem estas novas verões, mais adaptadas aos sistemas operativos e com uso de recursos que estes fornecem, libertando-se assim do browser, de uma vez por todas.