Windows 10: Todas as perguntas e respostas sobre a atualização
Você tem ainda dúvidas sobre a actualização gratuita do Windows 10?
Neste artigo, iremos responder às perguntas mais comuns sobre esta actualização oferecida pela Microsoft.
Lembre-se que só tem até 29 de Julho de 2016 para aproveitar a actualização gratuita!
Pouco antes de ser anunciado, a Microsoft revelou que o Windows 10 iria ter um período de actualização gratuita para quem tivesse o Windows 7 ou o Windows 8. Porém ao passar a meia noite do dia 28 de Julho de 2016, quem quiser actualizar o seu sistema operativo e passar do Windows 7 ou Windows 8, terá mesmo de pagar essa actualização.
Sabe-se que ainda existem muitos utilizadores que por diversas razões válidas, ainda não decidiram se querem ou não aproveitar esta oferta, e continuam a usar o Windows 7 ou o Windows 8.
Alguns utilizadores continuam com dúvidas, as quais vamos esclarecer aqui, utilizando a pergunta como título.
Posso beneficiar da actualização gratuita?
Somente os computadores que têm já instalado o SP1 (Service Pack 1) do Windows 7 e a actualização para o Windows 8.1, é que podem avançar para a actualização gratuita.
Os utilizadores de Windows XP, Windows Vista ou edições RT ou Enterprise não poderão actualizar para o Windows 10.
Até quando a actualização é gratuita?
Até à meia noite do dia 28 de Julho de 2016, é possível actualizar o seu computador ou dispositivo móvel.
Recomenda-se que não fique à espera até ao último momento, para evitar surpresas de incompatibilidade de hardware e ter tempo ainda de se informar.
Todos os utilizadores que já fizeram a actualização gratuita do Windows 10 e os que farão até essa data, não terão nada a pagar, pois a Microsoft indicou que o Windows 10 será sempre gratuito durante toda a vida desse dispositivo, no qual foi instalado.
Já actualizei para o Windows 10 e agora? Vou ter de pagar alguma coisa?
O computador ou dispositivo que receber a actualização do Windows 10, até o dia 28 de Julho de 2016, irá ficar gratuito para toda a vida do dispositivo.
Na prática, se você acabou de actualizar o seu computador para o Windows 10, então não precisa de se preocupar mais, pois não irá ter de pagar nada.
A partir do dia 29 de Julho de 2016, o que irá ser pago é o processo de actualização do Windows 7 (com SP1) e Windows 8.1 para Windows 10.
Não será possível transferir a licença de um computador para o outro.
O Windows 10 vai deixar de ser gratuito para quem?
- Computadores novos
O utilizador que comprar agora um computador novo com o Windows pré-instalado, já estará a pagar o Windows 10, pois o preço do sistema operativo já está incluído na máquina.
- Computadores à la carte ou personalizados
Os computadores montados peça por peça terão de obter uma licença do Windows 10 que deverá ser paga.
Resumindo…
Até dia 28 de Julho de 2016 à meia noite, todos os utilizadores que não aproveitarem a actualização gratuita do Windows 10, no Windows 7 (com SP1) ou Windows 8.1, terão de pagar uma licença depois do dia 29 de Julho de 2016, se não abrirem o processo de actualização gratuita e quiserem, mesmo assim, actualizar para o Windows 10.
Quanto custa o Windows 10?
Os preços do Windows 10 foram anunciados em Agosto de 2015. Veja o nosso artigo:
O que vai ser feito das janelas de publicidade do Windows 10?
De acordo com a Microsoft, depois da meia noite do dia 28 de Julho de 2016, os sistemas operativos Windows 7 (Service Pack 1) e Windows 8.1 irão receber uma actualização, que irá eliminar ou desactivar essas janelas, que têm como objectivo a promoção do Windows 10.
Devo voltar a tentar actualizar sempre que não conseguir?
Sim, você deve tentar actualizar sempre que puder, para verificar se já consegue ou não a actualização para o Windows 10.
É uma grande verdade que muitos foram os problemas detectados no início desta oferta, mas a Microsoft esteve alerta e resolveu a grande maioria, talvez 99% do processo de actualização, tendo lançado no final do ano passado uma grande actualização para a mais estável.
O meu hardware e os meus programas são compatíveis?
Ao iniciar o processo de actualização, será feita uma análise minuciosa de todo o hardware e software que o seu dispositivo tiver.
Em seguida, será apresentado o resultado da mesma onde, se o dispositivo tiver algum hardware incompatível ou software, você será notificado com os problemas existentes.
Se o seu hardware não for compatível, você deverá ver se existem drivers actualizados para o Windows 10.
Quanto ao software, a actualização é da responsabilidade dos editores.
Na prática, supondo este exemplo: você executou o processo de actualização e apareceu na tela do computador o aviso de que a placa gráfica não é compatível. Você vai ter de saber a marca da sua placa gráfica e procurar no site da marca algum driver que esteja actualizado e compatível com o Windows 10.
Tenho direito a qual versão?
A versão do Windows 10, a qual irá ter direito, depende da versão do Windows 7 SP1 ou do Windows 8.1 que tiver instalada.
Para saber mais, veja o nosso artigo (clique aqui).
Quais são as precauções a tomar antes da actualização?
- Se for um dispositivo móvel, certifique-se que está ligado a uma rede WiFi e à corrente eléctrica (ou seja, veja se não está a usar a bateria).
- Faça backups antes de começar a fazer a actualização, pois embora todos os seus ficheiros (arquivos) e programas irão ficar no mesmo lugar, pode alguma coisa correr mal e perderem-se as informações. Daí que se recomenda a utilização de um disco externo para guardar todas as informações, antes de iniciar a operação.
Quanto tempo demora o processo de actualização?
Depois de lançada a operação, o utilizador deverá aguardar que a actualização seja baixada para o seu dispositivo. Este irá ser reiniciado várias vezes e indicará a evolução do processo de instalação. Quanto ao tempo certo que irá levar, não é possível determinar, pois depende da configuração de hardware do seu dispositivo e da idade dele. Por exemplo, em computadores recentes, se correr tudo bem, uma actualização pode demorar de uma a duas horas, no mínimo.
FONTE : http://www.i-tecnico.pt/windows-10-perguntas-respostas-sobre-o-fim-da-oferta/