Blog

Como melhorar a velocidade do seu PC com Windows 10

Como melhorar a velocidade do seu PC com Windows 10

Se o seu PC lhe parece lento, use estas dicas simples para o acelerar e melhorar o desempenho do Windows 10.

Apesar do Windows 10 estar mais rápido e leve, o hardware estar cada vez mais poderoso, eventualmente o desempenho do seu computador acaba por decrescer devido a vários factores que incluem problemas de compatibilidade, bugs, vírus (ou qualquer outra forma de malware) e até mesmo devido a hardware que já não funcione como deve ser.

Contudo, se o seu PC está lento, isso não quer dizer que terá necessariamente de o substituir. Às vezes bastam alguns ajustes de hardware e software para dar nova vida ao seu computador. E o melhor é que a maioria pode ser feita sem gastar dinheiro.

 
Neste guia vamos mostra-lhe várias formas de acelerar, optimizar e melhorar o desempenho do seu dispositivo, quer seja moderno, quer seja mais antigo.

Desligue as aplicações de arranque

Muitas das aplicações que estão instaladas no seu computador podem configurar-se automaticamente para arrancar quando o Windows arranca e continuar a funcionar em segundo plano.

Se não as utilizar regularmente elas estão lá, a gastar recursos do computador, o que pode fazer com que fique mais lento.

Para as desligar faça o seguinte:

Aceda às definições: clique no botão ‘Iniciar’ e depois clique na roda dentada que está à esquerda do menu.

Clique em ‘Aplicações’ e depois em ‘Arranque’ na coluna da esquerda.

No menu ‘Ordenar por’ escolha a opção ‘Impacto no arranque’.

Agora só tem de desligar quaisquer aplicações que não sejam essenciais através do interruptor que está ao pé do nome de cada uma. Principalmente as que têm a indicação ‘Alto impacto’.

Reinicie o computador

O arranque deve parecer-lhe mais rápido a arrancar que antes. A melhoria de velocidade vai depender das aplicações que desligar e da configuração do hardware.

 

Desligue o relançamento de aplicações depois do arranque

O Windows 10 inclui uma funcionalidade que reinicia as aplicações que estava a usar na sessão anterior assim que o computador arranca e mesmo antes de fazer login.

Esta funcionalidade foi desenhada para permitir retornar rapidamente às aplicações que estava a usar, mas pode ter algum impacto no desempenho do sistema.

Se este funcionalidade estiver ligada, siga estes passos para a desligar:

Aceda às ‘Definições’ (ver primeira dica), clique em ‘Contas’ e depois em ‘Opções de início de sessão’.

Na secção ‘Privacidade’ desligue a opção ‘Utilize as minhas informações de início de sessão para concluir a configuração do meu dispositivo automaticamente e reabrir as minhas aplicações após uma actualização ou reinicio’.

Depois de completar estes passos, as aplicações já não serão reabertas após um reinicio do computador. O que pode melhorar o desempenho.

 

Desligue as aplicações em segundo plano
Certas aplicações podem continuar a funcionar em segundo plano, mesmo que não as esteja a usar activamente.

Se quiser melhorar o desempenho do Windows 10 o mais possível, pode desligar aplicações individuais que não quer que estejam a funcionar em segundo plano, ou pode mesmo impedir de todo a possibilidade das aplicações funcionarem em segundo plano.

Siga estes passos:

Abra as ‘Definições’ e clique em ‘Privacidade’.

Procure e clique em cima de ‘Aplicações em segundo plano na coluna da esquerda’.

Use os interruptores para desligar as aplicações que não queira que estejam a funcionar em segundo plano.

Se desligar o interruptor junto a ‘Permitir que as aplicações sejam executadas em segundo plano’, vai impedir todas as aplicações de funcionarem em segundo plano. Isto só funciona com as aplicações que vierem da loja Microsoft. Se tiver aplicações que não venham da loja, terá de usar as definições de cada uma individualmente.

Desligue os efeitos visuais

O Windows 10 inclui muitos efeitos visuais, desde animações a sombras até efeitos mais avançados, como os desfoques e transparências. Tudo fazendo parte do ‘Fluent Design’.

Apesar destes efeitos melhorarem a interacção com os elementos no ecrã, a sua utilização consome recursos adicionais no computador. Em computadores mais recentes isto não é problema, mas nos mais antigos pode ser um problema.

Se quiser melhorar o desempenho do sistema o mais possível, é possível desligar os efeitos para poupar recursos e fazer com que o Windows 10 funcione mais rapidamente.

Como desligar os efeitos visuais:

Aceda às ‘Definições’, clique em ‘Sistema’ e depois em ‘Acerca de’. No espaço da direita, abaixo de ‘Definições relacionadas’ clique em ‘Informações do sistema’.

Na janela que aparece, clique em ‘Definições avançadas do sistema’.

 

Na secção ‘Desempenho’, clique no botão ‘Definições’. Clique no separador ‘Efeitos visuais’ e desligue todas as opções.

Ao usar esta opção o sistema vai mudar a forma como os tipos de letra são renderizados no ecrã. Se quiser manter os tipos de letra com bom recorte e leitura, desligue todas as definições mas deixe ligada a opção ‘Suavizar os limites dos tipos de letra no ecrã’.

Clique em ‘Aplicar’ e depois em OK.

Assim que completar estes passos, os efeitos visuais são imediatamente desligados e a interacção com os elementos no ecrã fica mais rápida.